Lipoaspiração, lipoescultura e as diversas variações de abdominoplastia, são as cirurgias plásticas que, dependendo da idade da(o) paciente, deixam o abdômen livre de gordura e com a aparência mais “lisinha”.
Saiba quais são e como é a recuperação de cada uma delas.
Lipoaspiração
A lipoaspiração é especialmente indicada para quem precisa remover a gordura localizada no abdômen, laterais, dorso ou membros inferiores, mas que não precisa remover o excesso de pele.
Nesse tipo de tratamento estético, podem ser retirados acúmulos de gordura, melhorando o contorno corporal, mas para que tenha o efeito desejado, a pessoa deve estar próxima do seu peso ideal, para que o resultado fique proporcional.
Como é a recuperação: A lipoaspiração dura cerca de 2 horas e a recuperação é de, aproximadamente, 3 semanas, sendo necessário fazer sessões de drenagem linfática, no mínimo 3 vezes por semana para retirar o excesso de líquidos, assim como usar cinta para que não fiquem marcas no abdômen, nem se forme pontos de fibrose, que são partes mais duras e que podem deixar a barriga com uma aparência ondulada.
Lipoescultura
Na lipoescultura o cirurgião plástico retira a gordura localizada da barriga ou outros locais de acúmulo gorduroso e estrategicamente coloca essa gordura em outro local do corpo, a fim de melhorar o contorno corporal. Geralmente a gordura retirada é colocar nas coxas ou glúteos, mas os resultados podem ser vistos cerca de 45 dias depois do procedimento.
Esse tratamento estético também precisa de cuidados no pós-operatório para que tenha os resultados esperados, e por isso é necessário usar cinta em todas as áreas tratadas e fazer drenagem linfática para retirar o excesso de líquidos que se formam nestas regiões.
Como é a recuperação: A recuperação pode ser um pouco mais demorada que outros procedimentos, pois mais de uma área do corpo é tratada no mesmo ato operatório.
Abdominoplastia completa
A abdominoplastia é particularmente indicada para remover a gordura localizada e o excesso de pele que ficou após uma grande perda de peso ou até mesmo após gestações. Esse procedimento requer mais cuidados que a lipoaspiração, mas poderá ser feito, quando a pessoa ainda não está dentro do seu peso ideal.
Nesse procedimento, o cirurgião plástico também pode suturar o músculo reto abdominal para deixar a barriga ainda mais durinha, impedindo o afastamento desse músculo, que pode gerar a diástase abdominal, muito comum depois da gravidez.
Como é a recuperação: O excesso de pele e a flacidez da barriga podem ser totalmente eliminados nesse tipo de cirurgia plástica e os resultados podem ser vistos após 2 ou 3 meses da operação. No entanto, como a área trabalhada é maior, esse tipo de procedimento tem uma recuperação mais demorada e os resultados podem levar 3 ou 4 meses para serem notados.
Abdominoplastia modificada
A abdominoplastia modificada é aquela onde a região de gordura e pele que serão removidas, encontram-se somente na região localizada abaixo do umbigo. É particularmente indicada para pessoas que conseguiram emagrecer e chegar ao peso ideal, mas que ficaram com uma barriga flácida, semelhante a uma ‘pochete’.
Para fazer esse tipo de cirurgia plástica são necessários cuidados como não fumar, não tomar medicamentos hormonais e anticoagulantes antes da cirurgia.
Como é a recuperação: depois da cirurgia é preciso usar cinta e fazer drenagem linfática após uma semana do procedimento. Normalmente o resultado final pode ser visto após 1 a 2 meses do procedimento.
Mini abdominoplastia
Na mini abdominoplastia é realizado um corte somente na região inferior do umbigo, mais próximo do púbis, o que pode ser útil para remover o acumulo de gordura nesse local ou para corrigir cicatrizes, como a da Cesária ou de outro procedimento estético.
A recuperação aqui é mais rápida porque a região a ser tratada é menor, no entanto, também requer os mesmos cuidados, com o uso da cinta modeladora e sessões de drenagem linfática ainda no primeiro mês após a cirurgia.
Como é a recuperação: Como aqui a intenção é a correção de uma cicatriz, os resultados podem ser vistos a partir da 2ª semana, que é quando a região fica menos inchada e pode-se observar o contorno da nova cicatriz, que apesar de ser menor, é mais fina, e deverá ficar imperceptível com o passar do tempo. Geralmente após 6 meses a 1 ano da correção, a pessoa já encontra apenas uma linha fininha no local da antiga cicatriz.
Técnicas associadas
Além dessas opções, o cirurgião plástico poderá ainda associar técnicas num mesmo procedimento cirúrgico e por isso ele poderá optar por fazer uma lipoaspiração na parte superior e lateral do abdômen e depois fazer somente uma abdominoplastia modificada, por exemplo.
Como é a recuperação: não é muito demorada, pois a área trabalhada é menor, mas quando o médico optar por fazer uma abdominoplastia completa com uma lipoescultura no mesmo procedimento a recuperação pode ser mais demorada e a pessoa pode precisar de alguma ajuda diariamente em seus movimentos diários.
A melhor forma de saber qual o tratamento ideal para cada pessoa é indo numa consulta com o cirurgião plástico, que poderá indicar as áreas que podem ser tratadas e as opções de tratamento disponíveis.
Para mais conteúdos como esse, acesse o nosso blog e fique por dentro.
Fonte/texto: https://www.tuasaude.com/tratamento-para-flacidez-na-barriga/