Entenda as diferenças entre mamoplastia redutora e mastopexia!

por | jan 31, 2023 | Cirurgia Plástica, mamoplastia, Mastopexia | 0 Comentários

Rate this post

Embora os termos mamoplastia redutora e mastopexia sejam parecidos, eles se referem a procedimentos diferentes.

A mamoplastia redutora é uma técnica que tem por objetivo reduzir o volume das mamas e levantá-las, seja por excesso de volume ou aumento de peso, que causam desconforto para a paciente. Também é realizada por motivos estéticos e harmonia corporal. 

A cirurgia consiste na remoção do excesso de gordura e pele, que causam o aumento exagerado, e reposição das aréolas.

Já a mastopexia é um procedimento cirúrgico que visa corrigir a flacidez mamária, causada na maioria das vezes, por um emagrecimento expressivo ou ainda, em decorrência da amamentação. O procedimento é basicamente feito com a retirada da pele em excesso sem ressecar o tecido mamário com montagem interna da mama. O objetivo é de deixá-la com aparência mais natural, devolver a elevação das mamas e recolocá-la na sua posição original.

A mamoplastia redutora é indicada para pacientes que tenham queixa de sobrepeso ou desenvolvimento acelerado das mamas, que na maioria dos casos, causam dores nas costas, no pescoço e problemas na coluna. O procedimento é indicado também para pacientes que tenham marcas profundas nos ombros provocadas pelas alças do sutiã devido a sobrecarga do peso das mamas, marcas essas que tendem a desaparecer com o tempo após a cirurgia.

Mas se for o caso de mulheres que queiram corrigir o caimento natural das mamas, ou que tenham sofrido alterações de peso (emagrecimento acentuado) e o próprio envelhecimento, a recomendação é a mastopexia.

Ambas as cirurgias, na maioria dos casos, só são recomendadas a partir dos 18 anos, quando a mama já está completamente desenvolvida.

As informações fornecidas aqui podem ser diferentes a depender do biótipo, etnia e outros fatores de saúde de cada paciente. Portanto não são regras gerais e não dispensam a consulta à um cirurgião plástico da sua confiança, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – SBCP e credenciado pelo Conselho Regional de Medicina da sua região, que é o profissional que melhor irá orientá-la sobre o procedimento mais adequado.

DICA DE OURO – A cirurgia plástica quando realizada por um profissional competente e experiente, poderá trazer além da melhora estética, significativa melhora da autoestima e bem-estar.

Essas dicas são uma gentileza das Clínicas Athenee, empresas do Grupo Athenee. Para outras dicas, matérias e vídeos, acesse nosso site e as redes sociais.

Lembre-se, você é o seu maior patrimônio, cuide-se, viva mais e melhor e em harmonia com o tempo.


Conteúdo revisado por:

  1. AMIR EL HAJE

Cirurgião Plástico – CRM/SC 6117 – RQE 2795

Membro do Royal College of Surgeons of England
Membro da International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS)
Membro da International Plastic Reconstructive and Aesthetic Surgery (IPRAS)
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP)
Membro do Colégio Brasileiro de Cirurgiões


Fontes disponíveis em:

http://www2.cirurgiaplastica.org.br/

https://clinicaathenee.com.br/

https://www.facebook.com/clinicaathenee

https://www.instagram.com/clinicaathenee/

https://sbcp-sc.org.br

https://www.lucianapepino.com.br/blog/diferenca-entre-mamoplastia-redutora-e-mastopexia/?gclid=Cj0KCQiA1ZGcBhCoARIsAGQ0kkqm0y3Bbk6E2cAm-CSUDmAgeztua639Ewh-qoy1NQKVPcsmE_mjIAsaAlFWEALw_wcB

SILVA, Eliana Silva da. ENTENDA AS DIFERENÇAS ENTRE MAMOPLASTIA REDUTORA E MASTOPEXIA! Produção de conteúdo de textoBlog, Clínica Athenee. Florianópolis, texto 02/24, jan. 2023. Foto(s) meramente ilustrativas: Google – dezembro/2022. Pesquisa efetuada em: 07-08 de dezembro de 2022. Florianópolis/SC 08 de dezembro de 2022.