Mentoplastia ou cirurgia ortognática? Entenda a diferença

por | fev 14, 2023 | Cirurgia Plástica | 0 Comentários

Rate this post

O que é Mentoplastia?

A mentoplastia é o nome dado a cirurgia plástica do queixo (mento), que tem como objetivo alongar, encurtar, reposicionar ou modificar o formato dessa região. 

As técnicas utilizadas na mentoplastia são diversas e de acordo com o objetivo da cirurgia, com o formato da face e o resultado esperado pelo paciente.

Por exemplo, se o queixo for retraído (queixo para trás) pode ser feita com a inserção de próteses, ou se o objetivo for diminuir o queixo, a cirurgia pode ser feita com pequenos cortes de ossos para o reposicionamento do mento.

 

O que é cirurgia Ortognática?  

Já a cirurgia ortognática é um procedimento que trata deformidades na arcada dentária e na face ou conforme termo técnico, deformidades dentofaciais. Tem por objetivo restabelecer o padrão estético normal do rosto equilibrando suas proporções. Um dos procedimentos utilizados é a correção da posição da mandíbula por meio de fixação de placas e parafusos de titânio. 

 

Qual a diferença entre os procedimentos?

A Mentoplastia é realizada pelo Cirurgião Plástico e a Ortognática pelo Cirurgião Bucomaxilofacial, o que não exclui a possibilidade de serem feitas de forma complementares de acordo com diagnóstico dado ao paciente.

 

Qual o melhor tratamento, a Mentoplastia ou cirurgia Ortognática?

Não existe um tratamento melhor que o outro porque a necessidade de um ou outro ou ambos, vai depender do problema enfrentado pelo paciente e o diagnóstico dos especialistas.

 

Para quem é recomendada a Mentoplastia?

Pessoas com queixa da posição ou formato do queixo, seja retraído (para trás) ou alongado, devem consultar o cirurgião plástico que é o profissional apto a esclarecer todas as dúvidas e recomendar o procedimento adequado.

cirurgia pode ser recomendada para corrigir deformidades provenientes de traumas, doenças específicas e problemas no crescimento ou desenvolvimento sofridos por pacientes de ambos os sexos. 

Quanto à idade, esse é um fator que apenas na consulta ao cirurgião plástico, poderá ser definido, porque pode variar de acordo com o estado geral de saúde do paciente, biótipo e natureza da deformidade: se natural ou provocada por trauma, nesse caso necessitando de diagnósticos mais específicos.

 

Exames preliminares à Mentoplastia

Na consulta ao cirurgião plástico, de acordo com cada caso, poderão ser recomendados exames como a tomografia computadorizada e a teleradiografia, que têm por objetivo identificar detalhes da imperfeição e qual o procedimento cirúrgico mais adequado a ser realizado para remodelar, aumentar, diminuir ou corrigir deformidades no mento.

Outros fatores à serem analisados são: a forma e o contorno da mandíbula, a assimetria do rosto do paciente entre outras condições que indicam se o mento se encontra projetado ou retraído, tornando possível ao cirurgião plástico identificar como deverá executar o procedimento para que o paciente tenha o melhor resultado possível de forma que o queixo fique harmonioso com o restante da sua face.

Como é feito o procedimento de Mentoplastia

O procedimento costuma ser rápido e, como é feito com cortes e suturas internas, não deixa cicatrizes aparentes e pode ser feito com anestesia local a depender do estado de saúde geral do paciente.

DICA DE OURO: Consulte sempre um cirurgião plástico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – SBCP e credenciado pelo Conselho Regional de Medicina – CRM do seu Estado, antes de tomar a decisão de fazer qualquer tipo de cirurgia plástica. Ele é o profissional que poderá lhe orientar de forma correta.

Essas dicas são uma gentileza das Clínicas Athenee, empresas do Grupo Athenee, sempre preocupados com a sua saúde e bem-estar

Dúvidas, acesse nosso site, as redes sociais ou ligue, teremos prazer em atender.

CLINICAS ATHENEE – Você em harmonia com o tempo!


Conteúdo revisado por:

DR. AMIR EL HAJE

Cirurgião Plástico – CRM/SC 6117 – RQE 2795

Membro do Royal College of Surgeons of England
Membro da International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS)
Membro da International Plastic Reconstructive and Aesthetic Surgery (IPRAS)
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP)
Membro do Colégio Brasileiro de Cirurgiões

Fontes disponíveis em:

http://www2.cirurgiaplastica.org.br/

https://clinicaathenee.com.br/

https://www.facebook.com/clinicaathenee

https://www.instagram.com/clinicaathenee/

https://sbcp-sc.org.br

https://plasticafleury.com.br/novidade/cirurgia-de-mentoplastia-entenda-o-procedimento

https://rrmedicina.com.br/queixo-para-tras/

https://www.romualdobarros.com.br/cirurgia-ortognatica-em-sao-paulo/

MENTOPLASTIA OU CIRURGIA ORTOGNÁTICA? ENTENDA A DIFERENÇA. E2S – Produção de conteúdo de textosBlog, Clínica Athenee. Florianópolis, 04/24, jan. 2023. Foto(s) meramente ilustrativas: Google – janeiro/2023. Pesquisa efetuada em: 17-19 de janeiro de 2023. Florianópolis/SC 19 de janeiro de 2023.