Rate this post

A alectomia é um procedimento em cirurgia plástica que consiste na remoção do excesso de tecido presente nas asas nasais (laterais das narinas) para afinar e deixar o nariz com formato mais harmônico. 

É um procedimento que só deve ser realizado pelo cirurgião plástico devidamente credenciado pelo Conselho Regional de Medicina da sua região e pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – SBCP, que, se necessário, poderá também complementar a alectomia com a rinoplastia.

 

Para quem a alectomia é indicada?

A alectomia é indicada para pessoas que, ao sorrirem, tem uma abertura maior das narinas e que não estão satisfeitas com essa aparência. Mas apenas na consulta com o cirurgião plástico e após feita uma avaliação, será verificada a necessidade da realização da cirurgia de forma a respeitar os traços, a etnia e a harmonia facial de cada paciente.

 

Como é feita a cirurgia de alectomia?

A alectomia é feita, sob anestesia local. Na cirurgia é retirado o excesso de tecido nas partes mais externas das narinas para diminuir a abertura e tornar o nariz mais fino. Após a remoção do tecido, é feita a sutura na posição adequada de forma que fique quase imperceptível.

 

Qual a diferença entre alectomia e rinoplastia?

O ponto em comum entre os dois procedimentos é que ambos são realizados para melhorar a aparência do nariz, porém enquanto a rinoplastia é feita para remodelar toda a estrutura do nariz, a alectomia é feita apenas para alterar as asas do nariz, deixando-o mais fino. 

 

Como é pós-cirúrgico da alectomia?

Seguindo as recomendações médicas, você poderá retomar as atividades habituais,  logo nos dias que se seguem  a  cirurgia,  mas as atividades físicas deverão ser suspensas por mais tempo para não comprometer a cicatrização.

Para auxiliar na cicatrização, o cirurgião poderá recomendar a aplicação de compressas geladas e dormir com a cabeça um pouco elevada em relação ao corpo por alguns dias. Quanto a exposição ao sol, não é recomendada antes dos dois meses, mas independentemente de expor-se ao sol, o protetor deverá sempre ser usado na região submetida a cirurgia.

Embora a alectomia seja um procedimento de baixa complexidade, é muito importante que todas as recomendações no antes e no pós-cirúrgico sejam seguidas.

DICA DE OURO – Não se submeta a nenhum tipo de procedimento em cirurgia plástica sem antes consultar um profissional devidamente credenciado pelo CRM da sua região e Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

Mais informações, acesse nosso site, as redes sociais ou entre em contato. Teremos prazer em atender.

Cuide-se e viva bem e em harmonia com o tempo!

Cirurgia Plástica

 

 

 

 


Conteúdo revisado por:

AMIR EL HAJE

Cirurgião Plástico – CRM/SC 6117 – RQE 2795
Membro do Royal College of Surgeons of England
Membro da International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS)
Membro da International Plastic Reconstructive and Aesthetic Surgery (IPRAS)
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP)
Membro do Colégio Brasileiro de Cirurgiões

 

Fontes disponíveis em:
http://www2.cirurgiaplastica.org.br/
https://sbcp-sc.org.br
https://www.tuasaude.com/alectomia/
https://www.minhavida.com.br/materias/materia-20022
SILVA, Eliana Silva da. ALECTOMIA: O QUE É? Conteúdo de texto, mensal, Blog, Clínica Athenee. Florianópolis, 9/12, ago. 2022. Mensal. Conteúdo textual.
Pesquisa em: 22-25 de agosto de 2022. Florianópolis/SC 26 de agosto de 2022.