Nas matérias veiculadas nos posts anteriores, você ficou sabendo o que é blefaroplastia, ou seja, é a cirurgia plástica que melhora o aspecto das pálpebras superiores e inferiores e o contorno dos olhos, dando uma aparência mais jovial e melhorando o campo da visão. Mas você sabia que a blefaroplastia está entre as cirurgias plásticas que mais contribui também para a melhora da autoestima?
É isso mesmo, ao eliminar as rugas e as bolsas de gordura em torno dos olhos, proporcionando um olhar mais aberto e menos “cansado”, as pessoas relatam não somente a melhora do campo da visão, como também a satisfação de poder realizar atividades simples, como voltar a maquiar os olhos.
A blefaroplastia é uma cirurgia relativamente simples, se realizada por um cirurgião plástico experiente e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – SBCP e credenciado pelo Conselho Regional de Medicina da sua região.
A cirurgia é indicada para homens e mulheres geralmente a partir dos 40 anos, mas pode também ser recomendada para pessoas mais jovens que tenham a flacidez em torno dos olhos como um fator genético ou bolsas de gordura por obesidade ou outros fatores.
Antes de submeter-se ao procedimento, o mais importante é a consultar o cirurgião plástico da sua confiança, que vai orientar qual a necessidade da cirurgia, se for o caso, quando, em que idade deve ser feita e avaliar o histórico médico de acordo com cada paciente, para orientar sobre os cuidados a serem tomados antes e depois da cirurgia.
Para saber se você é um(a) candidato(a) ao procedimento, alguns sinais e sintomas podem ser observados para serem relatados ao cirurgião plástico tais como: a dificuldade para maquiar a região dos olhos, sensação de cansaço na pálpebra ou pálpebras “pesadas” e a diminuição do campo de visão.
Esses sintomas podem estar relacionados ao excesso de pele e associado a outras alterações, tais como obstrução de vias lacrimais, ectrópio ou ptose palpebral (queda da pálpebra superior). Nesses casos outros tipos de cirurgias poderão ser recomendados para ajudar a melhorar os sintomas como um todo.
A etnia também é um fator que será levando em conta na avaliação do(a) paciente porque desempenha um forte papel na alteração da região dos olhos, principalmente em pacientes mais jovens.
O procedimento, quando realizado por cirurgião plástico experiente, é rápido e o(a) paciente já sai da cirurgia com os olhos abertos. Os pontos na maioria dos casos, são retirados entre 7 a 10 dias após a cirurgia. As cicatrizes, com o tempo, ficam praticamente imperceptíveis porque estarão “escondidas” estrategicamente na parte superior e na parte inferior dos olhos.
DICA DE OURO – Perceber-se com um novo brilho no olhar, voltar a maquiar-se e a melhora do campo de visão, são conquistas que não tem preço se comparadas a valorização do seu bem-estar e retorno da autoconfiança. Esse sentimento é gratificante tanto para mulheres como para os homens em todas as idades.
Essas dicas não dispensam a consulta médica. Por isso antes de tomar a decisão de fazer a cirurgia de pálpebras ou qualquer outra cirurgia plástica, converse com seu cirurgião plástico. Ele é o profissional que poderá lhe orientar de forma correta.
Essas dicas são uma gentileza das Clínicas Athenee, empresas do Grupo Athenee, sempre preocupados com a sua saúde e bem-estar.
Dúvidas, acesse nosso site, as redes sociais ou ligue, teremos prazer em atender.
Cuide-se, viva mais e melhor e em harmonia com o tempo.
Conteúdo revisado por:
- AMIR EL HAJE
Cirurgião Plástico – CRM/SC 6117 – RQE 2795
Membro do Royal College of Surgeons of England
Membro da International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS)
Membro da International Plastic Reconstructive and Aesthetic Surgery (IPRAS)
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP)
Membro do Colégio Brasileiro de Cirurgiões
Fontes disponíveis em:
http://www2.cirurgiaplastica.org.br/
https://clinicaathenee.com.br/
https://www.facebook.com/clinicaathenee
https://www.instagram.com/clinicaathenee/
https://visaocomsaude.com.br/lorem-ipsum-dolor-sit-amet-consectetur-adipiscing-elit-2/
SILVA, Eliana Silva da. BENEFÍCIOS DA BLEFAROPLASTIA PARA A AUTOESTIMA. Produção de conteúdo de texto. Blog, Clínica Athenee. Florianópolis, 01/24, jan. 2023. Foto(s) meramente ilustrativas: Google – dezembro/2022. Pesquisa efetuada em: 07-08 de dezembro de 2022. Florianópolis/SC 08 de dezembro de 2022.