Rate this post

Você sabia que desde a Grécia antiga, filósofos ilustres, dedicaram seus estudos a aparência?

Inclusive, alguns famosos como Aristóteles, elaboraram teorias sobre as feições do rosto e como essas poderiam refletir o espírito das pessoas.

Na atualidade, alguns psicólogos asseguram que o rosto é, popularmente falando, o espelho da alma ou uma janela para que se possa conhecer os segredos mais íntimos de uma pessoa.

Outros profissionais também sustentam, que os traços do rosto de uma pessoa podem revelar detalhes não só sobre a sua personalidade, como também sobre a saúde.

Então, não é só a idade que os traços do rosto podem revelar, mas muitos outros aspectos em cada pessoa.

Nesse sentido, a Bichectomia, procedimento em cirurgia plástica que harmoniza os chamados seios da face ou bochechas, tem muito a contribuir na harmonização da aparência do rosto contribuindo para o aumento da autoestima e da qualidade de vida.

Você deve estar achando o termo Bichectomia, muito estranho, certo? Então vamos saber a origem do nome:

A face apresenta uma anatomia complexa. Entre suas múltiplas e delicadas estruturas há diversos compartimentos de gordura que funcionam como coxins de proteção. Entre estes compartimentos, existe um que se estende quase que ao longo de toda a superfície lateral do rosto, em plano profundo, desde a têmpora até próximo à mandíbula, recebendo o nome de Bola ou Bolsa de Bichat (em homenagem ao anatomista francês que primeiro a descreveu). Na região do “oco” da cavidade oral (região das bochechas) é onde apresenta maior espessura podendo, quando em grande volume, dar aspecto mais arredondado ao rosto (com importante componente genético).

A Bichectomia, é o nome dado à retirada cirúrgica de parte desse compartimento de gordura, visando modificar e afinar o contorno facial. O procedimento tem como principal função a estética e a harmonização facial, deixando o rosto com a aparência mais magra, fina e alongada. O nome Bichectomia, portanto, deriva do sobrenome do médico Marie François Xavier Bichat, anatomista e cirurgião, nascido na França, que dedicou seus estudos para a contribuição de uma Medicina mais digna e completa. Ele nasceu o em Thoirette, na França, no dia 11 de novembro de 1771, estudou Medicina em Montpelier, Lyon e Paris.

 

Para quem o procedimento é indicado?

A cirurgia é indicada para pessoas que apresentam o formato do rosto muito arredondado, volume pouco definido, bochechas muito grandes ou pouca definição da mandíbula em razão da gordura da papada e pescoço. Mas é claro, desde que o paciente se incomode com essas características. 

O procedimento, apesar de ser mais procurado por mulheres, homens com esse biótipo, também podem optar pela cirurgia e se beneficiarão com os resultados. A indicação ou não do procedimento depende de avaliação presencial, estando desaconselhado para pacientes abaixo dos 16-18 anos ou fora do peso ideal.

 

Quais as vantagens de fazer uma bichectomia?

A bichectomia é uma cirurgia com recuperação rápida, baixo custo e resultados satisfatórios, por isso, tem despertado o interesse de tantos pacientes. A principal vantagem do procedimento é a melhora da autoestima e autoconfiança promovida pela mudança estética. Embora seja necessário diferenciar a aplicação dos tratamentos de acordo com as características de cada raça, todas podem ser submetidas ao procedimento, sempre lembrando da importância indispensável da consulta ao um cirurgião plástico de reconhecida competência, credenciado pelo conselho de classe do seu Estado e membro a SBCP – Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.  

São muitos os tratamentos que tem como objetivo a harmonização facial, entre eles a aplicação da toxina botulínica, mas sempre é muito importante lembrar que cada pessoa tem características únicas, portanto o tratamento deve ser personalizado para cada caso.

Você não está satisfeita(o) com o tamanho das suas bochechas e gostaria de ter o rosto mais magro e acentuar as maçãs? Ficou curiosa(o) é quer saber mais?

Acesse o nosso site www.clinicaathenee.com.br  onde você vai encontrar  informações, como: quanto tempo leva a cirurgia, tempo de recuperação, entre outras, mas sempre alertando que, nada substitui uma consulta a um profissional especializado.

Procure sempre orientação médica, mantenha-se sempre bem informada(o) e em Harmonia com o Tempo.

 


Conteúdo revisado por:

  1. AMIR EL HAJE

Cirurgião Plástico – CRM/SC 6117 – RQE 2795

Membro do Royal College of Surgeons of England
Membro da International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS)
Membro da International Plastic Reconstructive and Aesthetic Surgery (IPRAS)
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica
Membro do Colegio Brasileiro de Cirurgiões


Fontes de pesquisa e Fotos:

<https://blog.odontocompany.com/bichectomia-o-que-e-e-quais-as-suas-vantagens/>

<http://www2.cirurgiaplastica.org.br/cirurgias-e-procedimentos/face/bichectomia>

<https://clinicaathenee.com.br/cirurgias/bichectomia>

<https://istoe.com.br/116664_A+BELEZA+DE+CADA+RACA/>

<https://Google.com>

<https://blog.jaleko.com.br/marie-francois-xavier-bichat-e-a-bola-de-bichat/#:~:text=Marie%20Fran%C3%A7ois%20Xavier%20Bichat%20foi,em%20Montpelier%2C%20Lyon%20e%20Paris.>