Blefaroplastia: Procedimento para melhorar a aparência da região dos olhos

por | jun 21, 2021 | Cirurgia Plástica | 0 Comentários

Em nenhum outro momento da história das civilizações, os olhos mereceram tanta atenção como nos dias atuais.  O advento mundial da pandemia originada pelo Coronavírus, condicionou populações do mundo inteiro a adotar o uso das máscaras como uma forma de prevenção contra a contaminação, tornando essa parte da face a mais exposta e de maior destaque.

Por isso, além de todos os cuidados sempre necessários para a saúde dos olhos, passou a ser muito importante também cuidar da aparência da região das pálpebras. 

 

Blefaroplastia, o que é e para que serve?

A blefaroplastia ou cirurgia das pálpebras, é um procedimento cirúrgico que tem por objetivo retirar o excesso de pele das pálpebras, posicionando-as corretamente, removendo as rugas e proporcionando aparência rejuvenescida na área ao redor dos olhos, fazendo com que o olhar pareça mais descansado e alerta.

 

Como é o procedimento?

A cirurgia pode ser feita na pálpebra superior, na inferior ou em ambas. O procedimento se dá em 03 etapas:

 

Etapa 1: Anestesia

Onde são administrados medicamentos para o conforto da(o) paciente durante o procedimento. Podendo ser uma local ou uma leve sedação intravenosa de acordo com cada paciente e sob recomendação do cirurgião plástico.

 

Etapa 2: Incisão

Quando serão feitas as incisões de forma previamente planejadas objetivando que as cicatrizes fiquem bem escondidas dentro das estruturas naturais da região das pálpebras. 

 

Etapa 3: Fechamento das incisões

A terceira etapa é quando são fechadas as incisões através de suturas removíveis ou absorvíveis ou através de adesivos de pele.

 

Para quem é recomendada a cirurgia?

A blefaroplastia é geralmente realizada em homens e mulheres adultos que tenham tecido facial e músculos saudáveis, com metas realistas sobre a cirurgia. 

É muito importante também que pessoas que pretendam submeter-se ao procedimento, não possuam patologias que possa prejudicar a cicatrização ou aumentar o risco da cirurgia, sejam não fumantes e que não tenham condições oculares graves.

 

A cirurgia deixa cicatrizes?

A cicatriz gerada pela blefaroplastia são simples e finas, e podem ser facilmente escondidas nas dobras da pele ou sob os cílios, não ficando visível. Após o procedimento, a pessoa pode ficar no hospital por algumas horas até que o efeito da anestesia passe, sendo após liberada com algumas recomendações que devem ser seguidas. Por isso vale novamente lembrar que, como em qualquer outra cirurgia plástica, o resultado vai depender sempre da habilidade e experiência do cirurgião plástico e na atenção que a(o) paciente der as recomendações feitas para o pós-cirúrgico.

 

Resultados esperados da cirurgia

Os primeiros resultados poderão começam a ser observados 15 dias depois da cirurgia. Período também em que a(o) paciente deverá retornar para a consulta de revisão e retirada dos pontos. Nessa oportunidade, o cirurgião plástico irá informar sobre a evolução da recuperação. 

Durante o período de recuperação algumas recomendações importantes devem ser seguidas, tais como:

  • Colocar compressas frias sobre os olhos para reduzir o inchaço;
  • Dormir de barriga para cima com travesseiro sob o pescoço e o tronco, mantendo a cabeça mais elevada que o corpo;
  • Utilizar óculos de sol quando sair de casa para proteger a região da cirurgia da 

        luz solar;

  • Não utilizar maquiagem nos olhos, durante o período de recuperação;
  • Passar sempre protetor solar para que as cicatrizes não fiquem escuras. 

Lembre-se, nenhum tipo de informação dispensa a consulta ao cirurgião plástico, membro da SBCP- Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, que é o profissional qualificado para fornecer todos os esclarecimentos necessários e adequados a cada caso.

Mantenha-se sempre bem informada(o) e em Harmonia com o Tempo!


Conteúdo revisado por:

  1. AMIR EL HAJE

Cirurgião Plástico – CRM/SC 6117 – RQE 2795

Membro do Royal College of Surgeons of England
Membro da International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS)
Membro da International Plastic Reconstructive and Aesthetic Surgery (IPRAS)
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica
Membro do Colegio Brasileiro de Cirurgiões

Referências/ disponíveis em:

https://www.tuasaude.com/blefaroplastia/

https://www.correiobraziliense.com.br/revista-do-correio/2021/01/4900591-mesmo-com-pandemia-cirurgias-plasticas-continuam-em-alta.html

http://www2.cirurgiaplastica.org.br/cirurgias-e-procedimentos/face/cirurgia-de-palpebra/

Pesquisa efetuada em: 05 de maio de 2021