Pós Bariátrica
A Cirurgia Pós Bariátrica é o procedimento utilizado após a cirurgia de redução de peso, ou qualquer perda substancial do peso, onde a pele e os tecidos, muitas vezes, não têm elasticidade e podem não estar em conformidade com o tamanho reduzido do corpo.
Como resultado, a pele, que foi severamente estendida durante a obesidade, agora não tem sustentação:
- Os braços ficam flácidos;
- As mamas podem achatar e ficar com os mamilos apontados para baixo;
- O abdômen pode se estender nas laterais e na zona inferior das costas, o que resulta em uma saliência semelhante a um avental;
- As nádegas, a virilha e as coxas podem apresentar flacidez, ocasionando bolsas suspensas de pele.
A intervenção cirúrgica de contorno corporal, após grande perda de peso, melhora a forma e o tônus do tecido subjacente, que sustenta a gordura e a pele, e remove o excesso de gordura e flacidez destes tecidos. O resultado é uma aparência mais atraente do corpo, com contornos suaves. Esta é, em essência, a fase final do processo de perda de peso.
Antes de decidir se submeter ao procedimento, a perda de peso deve estar estabilizada.
- Se continuar a perder peso, a flacidez vai reaparecer;
- Se o peso for rapidamente recuperado, você traumaticamente estressará sua pele já enfraquecida, causando estrias e cicatrizes alargadas indesejadas.
Se você se submeteu à cirurgia de redução de peso, seu cirurgião plástico irá trabalhar em estreita colaboração com seu médico para determinar quando será apropriado começar a reparação do contorno corporal.
Quem está apto a submeter-se ao procedimento?
- Adultos de qualquer idade, cuja perda de peso foi estabilizada;
- Indivíduos saudáveis que não tenham condições médicas que possam prejudicar a cicatrização ou aumentar o risco da cirurgia;
- Não fumantes;
- Indivíduos com atitude positiva e expectativa realista do resultado cirúrgico;
- Indivíduos empenhados em levar uma vida saudável, incluindo alimentação adequada e boa forma.
Mas saiba, o sucesso e a segurança do procedimento cirúrgico dependem muito de sua sinceridade durante a consulta onde você será questionado sobre sua saúde, desejos e estilo de vida, como, por exemplo:
- A razão pela qual quer fazer a cirurgia, suas expectativas e o resultado desejado;
- As opções disponíveis na cirurgia de contorno corporal;
- As condições médicas, alergia medicamentosa e tratamento médico;
- Uso atual de medicamento, vitamina, medicamentos naturais, fumo, álcool e drogas;
Cirurgias prévias.
Como é a Recuperação: Após a cirurgia, curativos ou bandagens podem ser aplicados sobre as incisões e o(a) paciente pode ser envolto em uma bandagem elástica ou compressão para minimizar o inchaço e sustentar os novos contornos à medida que cicatrizam. Um dreno pode ser temporariamente colocado sob a pele para drenar qualquer excesso de sangue e de fluido que possam acumular.
A decisão de se submeter ao procedimento cirúrgico é pessoal e é você quem deve decidir se os benefícios atingirão seus objetivos e se os riscos e potenciais complicações são aceitáveis. Seu cirurgião plástico e a equipe médica, são os profissionais indicados para lhe explicar, em detalhes, os riscos associados à cirurgia.
Fontes: http://www2.cirurgiaplastica.org.br/cirurgias-e-procedimentos/contorno-corporal/pos-bariatrica/