A cirurgia de papada é uma opção para o famoso “queixo duplo” que começa a aparecer com a chegada da maturidade, ou em decorrência de processos de emagrecimento. E, por ser uma região nem sempre fácil de disfarçar, principalmente nas estações mais quentes, acaba sendo uma queixa frequente entre homens e mulheres.
Mas, o excesso de pele ou flacidez abaixo do queixo, tem solução. Neste post, vamos apresentar alguns procedimentos em cirurgia plástica, que podem auxiliar na melhora da aparência estética dessa região.
Qual o método mais indicado para a retirada da papada?
Como a papada é um acúmulo de pele e perda de elasticidade abaixo do queixo (mento), decorrente da perda de peso excessiva ou pelo envelhecimento natural da face, o método mais indicado é a cirurgia plástica de papada.
Qual o cuidado mais importante antes de submeter-se a essa cirurgia plástica?
A cirurgia plástica para redução da papada, embora possa aparentemente ser simples, todos os cuidados devem ser tomados principalmente na escolha no cirurgião plástico credenciado pelo Conselho Regional de Medicina – CRM da sua região e Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – SBCP. Outro cuidado é em relação ao local onde será realizado a cirurgia, que deve ter o acompanhamento de uma equipe cirúrgica e ficar localizado em um centro cirúrgico devidamente equipado e licenciado.
Quem pode submeter-se ao procedimento?
Após a consulta com o cirurgião plástico, que irá solicitar os exames para verificar o histórico de saúde e/ou doenças pré-existentes, a cirurgia poderá ser recomendada para pacientes que estiverem em bom estado de saúde e que estejam aptos a seguir todas as recomendações dadas pelo médico tanto antes como após a cirurgia.
Qual o tipo de cirurgia plástica de papada mais indicada e como funciona?
Para pacientes com gordura sobressalente na região, a técnica mais indicada é a lipoaspiração da papada. Nesse procedimento o cirurgião plástico faz a retirada do excesso de gordura visando melhorar o contorno do queixo e, consequentemente, do pescoço.
Como é a técnica de lipoaspiração?
A lipoaspiração é um método cirúrgico que consiste na aspiração da gordura com o auxílio de cânulas bem finas. O procedimento é realizado através de três pontos distintos que são: nos lóbulos na parte de trás das orelhas e outra na parte de baixo do queixo. Isso se deve ao objetivo de disfarçar as pequenas cicatrizes e dar uma aparência bem natural e harmônica à região.
A lipoaspiração é o único método indicado?
O método para retirada da papada pode mudar de acordo com cada paciente. A cirurgia por lipoaspiração é recomendada para quem não tem excesso e flacidez na região, caso contrário, serão necessários outros métodos mais complexos e indicados de acordo com cada paciente. Exemplo:
Lifting cérvico-facial
O Lifting cérvico-facial é uma metodologia cirúrgica indicada para o paciente que, além de excesso de gordura, apresente também flacidez na região da papada. Esse é um dos casos em que o cirurgião plástico fará a suspensão da musculatura que se tornou flácida por meio de suturas internas. A cirurgia de papada por meio do lifting cérvico-facial pode ser complementada com a lipoaspiração.
Cuidados após o lifting cérvico-facial
Por ser uma cirurgia de maior complexidade, vai demandar maior tempo de recuperação e cuidados redobrados por parte do paciente.
A recuperação poderá durar até 30 dias, quando então o paciente terá liberação médica para começar a retomar as atividades normais.
Existem outros tipos de procedimentos que podem ser recomendados, mas apenas o cirurgião plástico poderá orientar a esse respeito.
Resultados e benefícios da cirurgia de papada
Além de eliminar o incômodo que a papada costuma causar, o queixo ficará mais delineado, contribuindo para o rejuvenescimento da face com um todo. Com isso contribui, significativamente, para a melhora da autoestima e do bem-estar em geral.
DICA DE OURO – Não se submeta a nenhum tipo de procedimento em cirurgia plástica sem antes consultar um profissional devidamente credenciado pelo CRM da sua região e Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).
Para mais informações acesse o site ou entre em contato conosco. Teremos prazer em atender.
Cuide-se e viva bem e em harmonia com o tempo!
AMIR EL HAJE
Cirurgião Plástico – CRM/SC 6117 – RQE 2795
Membro do Royal College of Surgeons of England
Membro da International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS)
Membro da International Plastic Reconstructive and Aesthetic Surgery (IPRAS)
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP)
Membro do Colégio Brasileiro de Cirurgiões
Fontes disponíveis em:
http://www2.cirurgiaplastica.org.br/
https://clinicaathenee.com.br/
https://sbcp-sc.org.br
https://www.civitali.com.br/lipoaspiracao-de-papada-entenda-o-que-e-e-como-funciona
https://pellarin.com.br/cirurgia-de-papada-como-funciona
https://www.lucianapepino.com.br/blog/cirurgia-plastica/papada-incomodo-eliminado-atraves-procedimentos-cirurgicos-simples/
SILVA, Eliana Silva da. Cirurgia plástica de papada. Como funciona? Conteúdo de texto, mensal, Blog, Clínica Athenee. Florianópolis, 8/12, jul. 2022. Mensal. Conteúdo textual.
Pesquisa:15/19 de julho de 2022.
Florianópolis/SC 19 de julho de 2022.