Agora que você já fez a cirurgia plástica dos seus sonhos, veja aqui algumas dicas sobre quando vai poder voltar a praticar atividades físicas.
- Siga as orientações do seu Cirurgião Plástico – Ele é o profissional que melhor pode orientar, porque toda cirurgia plástica exige algum tipo de repouso e cuidados específicos durante o período de recuperação;
- Tempo médio para o retorno às atividades físicas – sempre levando em conta o tipo, o local do corpo onde foi feita a cirurgia plástica, a idade, o biótipo e a saúde geral do paciente, complicações, a qualidade da cicatriz e possíveis prejuízos nos resultados estéticos, o cirurgião plástico poderá recomendar um período mínimo de dois meses para o retorno as atividades físicas.
- Exemplo, cirurgia de implante de silicone para aumentar as mamas. Atividades físicas possíveis e as não recomendadas.
– Exercício aeróbico – nesse caso o prazo pode ser menor, para o retorno às atividades como caminhadas, desde que observado o uso do sutiã cirúrgico recomendado pelo cirurgião plástico e roupas adequadas para a atividade após 30 dias;
– Exercícios de musculação – se liberados pelo cirurgião plástico, podem ser executados após 60 dias, desde que sem exageros;
– Peso e intensidade – quanto ao prazo de retorno para esta atividade é preciso ter muita cautela, seguir as recomendações do cirurgião plástico e voltar aos exercícios de forma lenta, gradual, sob a supervisão de um profissional de educação física devidamente credenciado e somente após 60 dias.
– Esportes coletivos – Modalidades em grupo ou que levam ao contato intenso com a região das mamas como por exemplo o futebol, vôlei, beach tennis, entre outros são contraindicadas antes de 90 dias.
LEMBRE – seguindo orientações médicas, as atividades físicas devem ser um hábito a ser incorporado à rotina, mesmo antes da cirurgia, pois elas melhoram o funcionamento cardiorrespiratório, facilitam a cicatrização, reduzem o risco de complicações cirúrgicas e aceleram a recuperação pós-operatória.
DICA DE OURO – nenhuma pessoa é igual a outra, por isso o tempo de recuperação poderá variar de acordo com o tipo e local da cirurgia quando realizada em pessoas diferentes. Por isso nada substitui uma conversa sincera com o seu cirurgião plástico, seguir as recomendações dadas por ele e, sempre que possível, procurar o acompanhamento de um profissional de educação física quando estiver liberado para a prática de atividades físicas.
Gostou das dicas? Então siga nossas redes sociais, acesse o site e continue acompanhando tudo que você precisa saber sobre Cirurgia Plástica.
Cuide-se, fique bem e em harmonia com o tempo.
Conteúdo revisado por:
DR. AMIR EL HAJE
Cirurgião Plástico – CRM/SC 6117 – RQE 2795
Membro do Royal College of Surgeons of England
Membro da International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS)
Membro da International Plastic Reconstructive and Aesthetic Surgery (IPRAS)
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP)
Membro do Colégio Brasileiro de Cirurgiões
Fontes disponíveis em:
https://clinicaathenee.com.br/
https://www.facebook.com/clinicaathenee
https://www.instagram.com/clinicaathenee/
https://charlesberres.com.br/blog/exercicio-fisico-o-que-posso-fazer-no-pos-operatorio/
https://saude.abril.com.br/fitness/volta-ao-treino-apos-a-cirurgia-plastica-pode-ser-antes/
CIRURGIA PLÁSTICA: SAIBA QUANDO É SEGURO VOLTAR A PRATICAR ATIVIDADES FÍSICAS. E2S – Produção de conteúdo. Blog, Clínicas Athenee de Florianópolis e Rio do Sul. Texto, 10 a 24 de mar/2023. Pesquisa efetuada em: 15-17de maio/2023. Florianópolis/SC 17 de maio de 2023.