Cirurgia Plástica: O que muda na sua vida

por | set 15, 2021 | Cirurgia Plástica | 0 Comentários

A sociedade atual, parece exigir cada vez mais padrões de comportamento, assim como modelos de aparência física. Mas isso não é só uma exigência externa. Pense, será que, pelo menos uma vez na vida, você já se olhou no espelho e desejou mudar alguma coisa no seu corpo?

Mas calma, isso não é algo ruim, pelo contrário, é sinônimo de que você se importa consigo mesma(o) e também como quer parecer para outras pessoas. E isso é bastante positivo, porque vivemos em comunidade e o sentimento de pertencimento é essencial para a harmonia entre corpo e mente.

 

Cirurgia plástica, o que pode mudar na sua vida

A cirurgia plástica, embora que seja uma intervenção cirúrgica, pode trazer muitos benefícios tanto na melhora da harmonia corporal como também para a autoconfiança.

 

Quando fazer uma cirurgia plástica?

Muitas vezes o que pode estar ocasionando problemas de saúde ou de baixa alto-estima podem ter origem em problemas estéticos, como por exemplo mamas muito grandes, que prejudicam a coluna e podem causar dores nas costas entre outros desconfortos ou no sentido inverso, mamas ou bumbum muito pequenos que desmotivam o uso de determinados tipos de roupas e podem até ser motivo de “bulling” devido a aparência do corpo com poucas curvas.

Nesses ou em outros casos, as cirurgias plásticas são fundamentais para melhorar a autoestima das pessoas que estão insatisfeitas com o próprio corpo. E, embora seja uma intervenção que apresente alguns riscos a serem esclarecidos pelo cirurgião plástico, devem ser consideradas, porque são capazes de gerar tantos benefícios na estética, na autoconfiança, nos atos e nos pensamentos dos indivíduos e consequentemente na melhora da qualidade de vida.

 

A quem cabe a decisão de fazer a cirurgia?

A decisão final deve sempre ser da pessoa que vai se submeter ao procedimento e deve ser tomada após orientação fornecida por profissionais competentes, credenciados pelo conselho de medicina do Estado onde exerce atividades e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – SBCP. É importante também que a pessoa tenha expectativas realista sobre os resultados e conside que o biótipo de cada pessoa é único.

 

Você de bem consigo mesma(o)

 Observe, pessoas com boa autoestima estão sempre motivadas, dispostas em todos os campos da vida, seja nos cuidados consigo mesmas, na produtividade profissional ou nas relações interpessoais. Esses podem ser bons motivos para você pensar em resolver aquele probleminha na estética que tanto lhe incomoda. 

Fique tranquila(o), após passadas as fases mais críticas do pós-operatório, você vai se sentir melhor gradativamente. Essa é a ocasião em que são frequentes os relatos de pacientes que dizem ter melhorado a satisfação como o próprio corpo e veem diminuir os problemas relacionados a autoimagem negativa e até mesmo a ansiedade e depressão.

É importante salientar que a cirurgia plástica é uma alternativa recomendada quando há na aparência, algo que seja incômodo e que esteja prejudicando o bem-estar do paciente. Por isso é importante destacar que esse tipo de intervenção cirúrgica não é recomendado, caso o objetivo principal não seja realmente importante. Os motivos devem ser analisados, sob orientação médica criteriosa, antes de prosseguir com a correção das imperfeições.

 

Como se preparar para a cirurgia

Antes de se submeter a um procedimento cirúrgico, a(o) paciente deve estar preparada(o) fisicamente para obter resultados significativos. Por isso a consulta  pré-operatória é muito importante, pois é o momento em que o cirurgião plástico dará todas as orientações e irá solicitar os exames que são necessários para verificar como está a saúde geral da(o) paciente.

 

O que pode mudar na sua vida após o procedimento

Estudos indicam que, embora objetivos estéticos estejam no topo da lista daqueles que realizam cirurgias plásticas, por meio dela é possível também colaborar com a melhora da saúde geral. 

No caso da prótese para aumento das mamas ou do bumbum, por exemplo, a paciente poderá ter melhora considerável da autoestima, melhorando com isso a motivação nos diversos setores da vida seja pessoal ou profissional. Olhar-se no espelho e observar o corpo mais harmônico, faz bem tanto para corpo como para a mente.

Outro exemplo, são os benefícios que podem ser causados pela lipoaspiração. A maioria das pessoas, mesmo frequentando a academia diariamente, não consegue ver resultados a curto prazo na eliminação de gordurinhas localizadas no abdômen. Isso se deve porque, em via de regra, os tecidos adiposos nessa região são resistentes às dietas rigorosas ou até mesmo a prática intensa de atividades físicas. Nesses casos a lipoaspiração pode trazer resultados em curto prazo com efeitos duradouros, se a pessoa mantiver hábitos alimentares adequados e exercícios regulares.

 

Tomando a decisão

 Antes de submeter-se à cirurgia plástica, o momento é de procurar por profissionais habilitados e credenciados pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica acessando  https://sbcp-sc.org.br/. 

Lembre-se é na consulta pré-operatória que o Cirurgião Plástico poderá esclarecer todas as suas dúvidas. Seu corpo e a sua saúde são os seus maiores patrimônios, cuide-se.

 

Fique bem e em Harmonia com o Tempo!

 

Conteúdo revisado por:

  1. AMIR EL HAJE

Cirurgião Plástico – CRM/SC 6117 – RQE 2795

Membro do Royal College of Surgeons of England
Membro da International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS)
Membro da International Plastic Reconstructive and Aesthetic Surgery (IPRAS)
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica
Membro do Colegio Brasileiro de Cirurgiões

Fontes disponíveis em:

<https://www.petroniofleury.com.br/novidade/a-mente-pos-cirurgia-plastica-entenda-o-impacto-da-cirurgia-plastica-na-autoestima>

<https://www.terra.com.br/noticias/dino/novas-tendencias-e-tecnologias-em-cirurgia-plastica-visam-maior-seguranca-e-melhores-resultados-para-o-paciente,5ee7e89c20cbb47be2c8e013dc677f87572iazjl.html>

<https://gauchazh.clicrbs.com.br/donna/beleza/noticia/2016/08/na-hora-do-bisturi-o-que-ha-de-mais-novo-na-cirurgia-plastica-cjpl7siha00oswscnxaimswrv.html>

<https://www.google.com/search?q=cirurgia+pl%C3%A1stica+e+as+redes+sociais&sxsrf=ALeKk02P1gCY4t5vQGu-tRPlEtPpJJjY9Q:1627045886243&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwi4iNSgovnxAhV0qpUCHWlbCWUQ_AUoAXoECAEQAw&biw=1746&bih=844#imgrc=W3w1BqlqA1HFQM>

<http://clinicathenee.com.br/>

Pesquisa efetuada entre os dias 19 e 23 de julho de 2021.