CIRURGIA PLÁSTICA E AS REDES SOCIAIS

por | set 14, 2021 | Cirurgia Plástica | 0 Comentários

Não é mais novidade que as redes sociais revolucionaram a forma das pessoas se conectarem com o mundo. Com isso aumentou também a exposição de imagens e vídeos nas redes sociais e canais na internet, o que provocou o crescimento da procura por cirurgias plásticas em todas as faixas etárias.

No Brasil foi observado um aumento de 141% no número de cirurgias plásticas em pessoas de todas as idades e gêneros, o que elevou o país para o primeiro lugar no ranking mundial, segundo dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).  

 

Comportamento que veio para ficar

Já está claro que o fenômeno do crescimento das redes sociais não é um modismo passageiro, mas uma forma de comportamento que veio para ficar e que mudou a comunicação e os relacionamentos sociais.

 

Cirurgia plástica – e as mudanças de comportamento

A cirurgia plástica ao auxiliar na melhoria de alguma parte do corpo que não lhe agrada ou salientando outros pontos que você mais goste, leva muitas vezes a mudança de comportamento, porque contribui para o aumento da autoestima e do bem-estar, consequentemente uma melhor qualidade de vida. 

Vale lembrar que, toda novidade envolvendo procedimentos relativos à saúde, merece atenção especial e orientação de profissionais credenciados e qualificados. No caso de procedimentos cirúrgicos, esses cuidados são indispensáveis.

 

As cirurgias plásticas mais procuradas atualmente:

  • Lipoaspiração –  é a cirurgia realizada para remodelar áreas específicas do corpo, tais como: coxas, braços, cintura, pescoço, peito, costas, pernas e tornozelos. O propósito desse procedimento é remover o excesso de gordura, melhorar os contornos e equilibrar as proporções corporais;
  • Rinoplastia – a tradicional “cirurgia do nariz”, que visa aperfeiçoar e/ou harmonizar a face por meio de correções de tamanho e/ou formato. Muito procurada tanto por mulheres como homens;
  • Abdominoplastia – cirurgia que auxilia na retirada do excesso de gordura, comprime a musculatura abdominal e diminui as medidas da cintura. É também uma boa opção para quem passou por uma grande perda de peso e deseja remover a sobra de pele. 
  • Blefaroplastia – ou a cirurgia de pálpebras, que é indicada para quem quer melhorar a aparência das pálpebras caídas e rejuvenescer a área ao redor dos olhos. 
  • Otoplastia – é o procedimento que corrige as chamadas orelhas de abano podendo interferir na forma, posição ou o tamanho das orelhas.

 

Fontes seguras e informação de qualidade ajudam nas decisões

Atualmente muitas são as postagens nas redes sociais e nos veículos de mídia em geral, sobre todos os tipos de procedimentos em cirurgia plástica, mas só fontes seguras e informação de qualidade ajudam nas decisões.

Veja algumas orientações que ajudam na tomada de decisão:

– Antes de submeter-se a qualquer procedimento em cirurgia plástica, escolha um profissional credenciado no Conselho de Medicina – CRM do seu Estado e Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – SBCP;

– Após, acesse o site e as redes sociais do Cirurgião Plástico escolhido e também busque referências com pessoas da sua confiança;

– Marque uma consulta para retirar todas as suas dúvidas e não tenha vergonha de expor todos os seus receios e expectativas.

 

Redes Sociais aliadas dos bons profissionais

Bons profissionais divulgam seus perfis e competências, por isso acesse os sites e as redes sociais do cirurgião plástico escolhido, certifique-se que seja membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – SBCP. Dessa forma, você pode pesquisar os conteúdos das divulgações, conhecer as especialidades, a equipe e serviços antes de submeter-se aos procedimentos. Afinal, a internet e as redes sociais são os veículos de comunicação, publicidade e compartilhamento mais utilizados na atualidade.

 

Tomando a decisão

 Quando você definir que é a hora de procurar por algum dos procedimentos citados ou outros, tenha em mente que o seu corpo e a sua saúde são os seus maiores patrimônios. Por isso procure informação em fontes seguras e confiáveis, profissionais habilitados e credenciados pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, que você encontra no  https://sbcp-sc.org.br/. Lembrando que, na consulta pré-operatória, o Cirurgião Plástico poderá esclarecer todas as suas dúvidas.

 

Fique bem e em Harmonia com o Tempo!

Pensa em fazer uma cirurgia plástica? Agende sua consulta! | Agendar consulta | Clínica Athenee

Conteúdo revisado por:

  1. AMIR EL HAJE

Cirurgião Plástico – CRM/SC 6117 – RQE 2795

Membro do Royal College of Surgeons of England
Membro da International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS)
Membro da International Plastic Reconstructive and Aesthetic Surgery (IPRAS)
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica
Membro do Colegio Brasileiro de Cirurgiões

Fontes disponíveis em:

<https://gauchazh.clicrbs.com.br/donna/beleza/noticia/2016/08/na-hora-do-bisturi-o-que-ha-de-mais-novo-na-cirurgia-plastica-cjpl7siha00oswscnxaimswrv.html>

<https://www.google.com/search?q=cirurgia+pl%C3%A1stica+e+as+redes+sociais&sxsrf=ALeKk02P1gCY4t5vQGu-tRPlEtPpJJjY9Q:1627045886243&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwi4iNSgovnxAhV0qpUCHWlbCWUQ_AUoAXoECAEQAw&biw=1746&bih=844#imgrc=W3w1BqlqA1HFQM>

<https://blog.imedicina.com.br/redes-sociais-para-medicos/>

<http://www2.cirurgiaplastica.org.br/2021/06/20/entidades-medicas-firmam-pacto-em-defesa-da-seguranca-dos-pacientes-e-do-papel-dos-especialistas-no-atendimento-da-populacao/>

<http://www2.cirurgiaplastica.org.br/blog/2021/04/23/medicos-ou-refens-das-redes-sociais/>

<https://www.hojeemdia.com.br/horizontes/exposi%C3%A7%C3%A3o-nas-redes-sociais-%C3%A9-uma-das-causas-do-crescimento-da-cirurgia-pl%C3%A1stica-entre-jovens-1.824708>

<https://www.tecmundo.com.br/ciencia/143392-redes-sociais-influenciam-mulheres-hora-plastica-diz-pesquisa.htm>

<https://www.embracon.com.br/blog/saiba-quais-sao-as-cirurgias-plasticas-mais-realizadas-no-brasil>

<http://clinicathenee.com.br/>

Pesquisa efetuada entre os dias 15 e 23 de julho de 2021.