A cirurgia plástica não faz mágica, mas pode ajudar a realizar sonhos

por | abr 27, 2021 | Cirurgia Plástica | 0 Comentários

Você sabia que as cirurgias plásticas estão entre os maiores desejos dos brasileiros? Segundo estudos, as viagens internacionais e nacionais aparecem com índices entre 12% e 15%, o desejo de ter um carro novo em 9% e os procedimentos estéticos e reconstrutores aparecem com 7%. Observe que não é um número pequeno considerando que, pelo menos a metade das pessoas que desejam fazer uma viagem, desejam também fazer algum tipo de procedimento para melhorar a estética. Embora só 3 em cada 10 sonhos consigam ser realizados, o cenário, pelo menos com relação às cirurgias plásticas, está mudando. Isso porque diversos são os procedimentos que podem melhorar ou resgatar a harmonização estética, alguns até mesmo poucos invasivos, mas que trazem ótimos resultados se a(o) paciente seguir todas as orientações e recomendações dadas pelo cirurgião plástico.

Mas antes de entramos no tema, é importante que fique claro que a Cirurgia Plástica não realiza milagres, se for exercida por profissionais competentes, membros da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e devidamente registrados em seus conselhos de classe e que não façam falsas promessas.

Ter o corpo perfeito e um rosto sempre jovem, é o sonho de muitas pessoas e os avanços da medicina, na especialidade de Cirurgia Plástica, contribuem para ajudar a satisfazer alguns desses sonhos, mas na medida do possível,  sem comprometer a qualidade de vida dos pacientes. Por isso antes de submeter-se a um procedimento cirúrgico procure sempre orientação médica especializada. 

Não é incomum pacientes chegarem ao consultório com expectativas equivocadas, muitas vezes motivados por informações distorcidas ou falsas notícias. Alguns cirurgiões inclusive, narram que pacientes chegam ao consultório querendo ter a aparências de atores ou atrizes do cinema e da televisão ou também de outras pessoas famosas que aparecem com frequência nas redes sociais, inclusive esse é um tema que trataremos em outro post. 

Agora vamos aos benefícios que a cirurgia plástica traz para a autoestima e consequente para uma melhor qualidade de vida

Sabe aquelas críticas que você ou alguém conhecido pode ter recebido por ter orelhas ou o nariz mais avantajado? Ou então quando você mesmo(a), ao se olhar no espelho, percebe uma dobrinha a mais na cintura? Então, corrigir ou melhorar a aparência desses detalhes que lhe tiram o sono, é uma das funções da cirurgia plástica.

Procedimentos tais como:

– Otoplastia

Cirurgia plástica que corrige as chamadas orelhas de abano;

 

– Rinoplastia 

Cirurgia que corrige a estética do nariz;

 

– E a Lipoaspiração 

Cirurgia plástica que ajuda a reduzir o excesso de gordura localizada;

São algumas das cirurgias plásticas que podem aumentar e trazer de volta a autoestima, a alegria de viver e o bem-estar.

A psicologia inclusive reforça: 

“A percepção de si mesmo é o que dá a identidade e o reconhecimento do self. A partir da ideia de que o ego inicialmente é totalmente corporal (FREUD,1923/1980) e que ao longo do desenvolvimento humano, o corpo continua ocupando forte relação com o psiquismo, a cirurgia plástica pode ser entendida como uma saída para a insatisfação e o desequilíbrio da conexão corpo e mente.”

No nosso site clinicaathenee.com.br, você encontra informações mais detalhadas sobre os procedimentos citados e sobre vários outros. E nas nossas redes sociais você vai encontrar também muitas novidades. 

Procure sempre orientação médica, mantenha-se sempre bem informada(o) e em Harmonia com o Tempo.

 


Conteúdo revisado por:

  1. AMIR EL HAJE

Cirurgião Plástico – CRM/SC 6117 – RQE 2795

Membro do Royal College of Surgeons of England
Membro da International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS)
Membro da International Plastic Reconstructive and Aesthetic Surgery (IPRAS)
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica
Membro do Colegio Brasileiro de Cirurgiões

Fontes de pesquisa

Disponíveis em:

<https://www.reporterdiario.com.br/noticia/268995/especialista-alerta-cirurgia-plastica-nao-faz-milagre/>

<https://www.bonde.com.br/saude/saude-e-ambiente/cirurgia-plastica-nao-faz-milagre-tambem-deixa-cicatriz-73407.html>

<http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-42812007000300015>

<https://www.clinicaathenee.com.br>

Pesquisa efetuada em: 17 e 18 de março de 2021.