Fibrose na cirurgia plástica: O que é e como prevenir?

por | jul 11, 2022 | Cirurgia ideal, Cirurgia Plástica, Dicas | 0 Comentários

Acompanhe esse post, nós vamos te ajudar a entender mais sobre a fibrose na cirurgia plástica, bem como, o que pode ser feito para prevenir.

 

O que é Fibrose?

A fibrose é o nome dado ao aumento da formação dos tecidos conjuntivos localizados abaixo da pele que podem aparecer após um procedimento cirúrgico.

Quando a fibrose é pequena, pode ser considera controlável. Mas, pode surgir a chamada fibrose anormal, que causa dor e às vezes deforma a região da pele. Se for o caso, a paciente deverá seguir o tratamento sob a recomendação médica.

Importante lembrar que só um cirurgião plástico é o profissional apto para diagnosticar e recomendar o tratamento adequado.

 

Por que a fibrose aparece após a cirurgia?

A Fibrose, em alguns casos, ocorrer após um procedimento cirúrgico porque faz parte do processo de cicatrização da cirurgia. Uma espécie de cicatriz interna nos locais que foram operados seja por uma lipoaspiração ou por cirurgias plásticas de maior porte.

 

Quando devo me preocupar?

As fibroses costumam diminuir gradativa e naturalmente, mas caso isso não ocorra, após passados mais de 60 a 90 dias da cirurgia, você deverá consultar o cirurgião plástico que irá recomendar o tratamento que, pode variar, de acordo com cada paciente e como tipo procedimento ao qual foi submetido.

 

Como prevenir que a fibrose apareça após a cirurgia?

Essa pergunta é muito importante, porque é fundamental que um cirurgião plástico especializado e com experiência comprovada realize tanto o pré-operatório, a cirurgia e o pós-operatório. Apenas o cirurgião plástico, credenciado pelo Conselho Regional de Medicina – CRM, da sua região, e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – SBCP está apto para realizar procedimentos em cirurgia plástica.

Para prevenir o aparecimento de fibrose, o cirurgião plástico irá recomendar o uso da cinta de compressão nos primeiros dias após a cirurgia. A cinta evita a formação de líquidos, o sangramento, ajuda na cicatrização interna, contribuindo no processo de recuperação e evitando, em muitos casos, o surgimento da fibrose.

Outra recomendação poderá ser a drenagem linfática, sempre sob orientação do cirurgião plástico que irá avaliar de acordo com cada paciente e o tipo de cirurgia que foi realizada.

 

Como é realizado o tratamento no caso de aparecer a fibrose?

Os tratamentos variam de acordo com a região do corpo onde foi feita a cirurgia e a extensão da fibrose. Como foi dito anteriormente, na maioria dos casos será recomendada a drenagem linfática para retirar o líquido retido na região, porque o líquido acumulado acaba favorecendo a formação de cicatrizes.

Nos casos mais complexos, a fibrose poderá ser tratada com medicamentos ou com outras intervenções cirúrgicas, conforme avaliação médica.

Outros procedimentos que também podem ser recomendados, conforme o diagnóstico de cada paciente, são: o ultrassom, a radiofrequência, o laser e a endermoterapia.

A fibrose tem tratamento,  quanto mais cedo for diagnosticada melhores são as chances de resultados satisfatórios.

DICA DE OURO – Uma cirurgia plástica bem-sucedida depende, prioritariamente, da escolha do cirurgião plástico e também de você seguir todas as orientações e recomendações antes e depois da cirurgia.

 

Mais informações acesse nosso site e as redes sociais.

Agendar Consulta | Cirurgia Plástica

 

Cuide-se e viva bem e em harmonia com o tempo!

Conteúdo revisado por:

AMIR EL HAJE
Cirurgião Plástico – CRM/SC 6117 – RQE 2795

Membro do Royal College of Surgeons of England
Membro da International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS)
Membro da International Plastic Reconstructive and Aesthetic Surgery (IPRAS)
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP)
Membro do Colégio Brasileiro de Cirurgiões

 

Fontes disponíveis em:

http://www2.cirurgiaplastica.org.br/
https://clinicaathenee.com.br/
https://www.facebook.com/clinicaathenee
https://www.instagram.com/clinicaathenee/
https://sbcp-sc.org.br
https://fvgcirurgiaplastica.com.br/blog/entenda-como-e-o-tratamento-de-fibrose-pos-cirurgia-plastica
SILVA, Eliana Silva da. Tudo que você precisa saber sobre preenchimento labial. Conteúdo de texto, mensal, Blog, Clínica Athenee, Florianópolis, 7/12, jun. 2022. Mensal. Conteúdo textual.
Pesquisa efetuada em: 15-16 de junho de maio de 2022. Florianópolis/SC 16 de junho de 2022.