Tudo que você precisa saber sobre a Lipoaspiração

por | dez 20, 2021 | Cirurgia Plástica | 0 Comentários

Olá, você tem dúvidas sobre a lipoaspiração mas tem vergonha de perguntar? 

– Fique tranquila(o)! Veja aqui 5 (cinco) informações úteis sobre as principais dúvidas em relação ao procedimento.

 

O que é lipoaspiração?

A lipoaspiração é um procedimento cirúrgico indicado para redução do excesso de gordura localizada em determinadas áreas do corpo como barriga, coxas, flancos, costas ou braços. Esse procedimento tem por objetivo ajudar a melhorar o contorno  corporal;

 

Homens e mulheres podem se submeter ao procedimento e qual o profissional que está apto a realiza-lo?

Sim, homens e mulheres podem se submeter ao procedimento e o Cirurgião Plástico, devidamente credenciado pelo Conselho Regional de Medicina – CRM e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – SBCP, é o profissional apto a fazer a cirurgia. 

 

O que é preciso fazer antes de decidir pela cirurgia?

  1. O primeiro passo é consultar o cirurgião plástico que irá orientar sobre a necessidade de realização de alguns exames para verificar o estado geral de saúde da(o) paciente  com o  objetivo de  diminuir o risco de complicações durante a cirurgia e no pós cirúrgico;
  2. Conforme cada caso, o cirurgião também poderá recomendar alguns tipos de dietas e abstenção do consumo de bebidas alcóolicas e do hábito de fumar.
  3. É muito importante também comunicar ao cirurgião sobre todos os problemas de saúde pré-existentes, assim como gripes e resfriados recentes para que sejam adotadas medidas necessárias para uma boa recuperação.

 

Como é feita a cirurgia de lipoaspiração?

1. A cirurgia é feita sob anestesia peridural ou raquianestesia com sedação. É feita a delimitação da área que será submetida à retirada de gordura. Após são feitas pequenas incisões por onde é inserido um tubo muito fino, acoplado a um dispositivo médico por onde a gordura é aspirada.

2. Durante a lipoaspiração, o cirurgião plástico também pode realizar um outro procedimento chamado lipoescultura,  que consiste em utilizar a gordura retirada de um local e colocá-la em outra parte do corpo, por exemplo nos glúteos, com o objetivo de melhorar o contorno do local.

 

Quais resultados posso esperar após a cirurgia de lipoaspiração?

  1. Após passados aproximadamente 6 meses, onde todas as recomendações pós cirúrgicas devem ser seguidas rigorosamente,  a(o) paciente começa a notar linhas mais harmônicas e definidas no corpo e uma pequena perda de peso, devido à remoção da gordura localizada. Por isso é recomendado tranquilidade e paciência para obtenção de resultados satisfatórios.
  2. Uma grande vantagem da lipoaspiração é o fato de ser um procedimento que praticamente não deixa cicatrizes, porque as incisões são feitas em regiões estratégicas como nas dobras ou no interior do umbigo e, por isso, é muito recomendada para quem quer perde gordura localizada de forma rápida e com resultados satisfatórios, desde que na sequencia sejam adotadas práticas contínuas de atividades físicas, dieta saudável e controle do peso.

Para mais informações acesse nosso site e as redes sociais. Mas lembre-se, nada substitui a consulta presencial com um Cirurgião Plástico, credenciado e membro da SBCP, que é o profissional apto a esclarecer todas as suas dúvidas e fornecer orientações seguras e realistas sobre a cirurgia. 

Seu corpo é seu maior patrimônio, portanto todo cuidado é muito importante para que você viva em harmonia com o tempo!


Conteúdo revisado por:

  1. AMIR EL HAJE

Cirurgião Plástico – CRM/SC 6117 – RQE 2795

Membro do Royal College of Surgeons of England
Membro da International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS)
Membro da International Plastic Reconstructive and Aesthetic Surgery (IPRAS)
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica
Membro do Colégio Brasileiro de Cirurgiões

Fontes disponíveis em:

<https://sbcp-sc.org.br/cirurgias-e-procedimentos/lipoaspiracao/>

<https://www.tuasaude.com/lipoaspiracao/>

<https://clinicaathenee.com.br/>

<https://www.facebook.com/clinicaathenee>

<https://www.instagram.com/clinicaathenee/>

<https://www.youtube.com/channel/UCe9wH5azdOObl_afLAY6l7w>

Pesquisa efetuada em: 16-18 de novembro de 2021.

Foto meramente ilustrativa/Fonte: <https://sbcp-sc.org.br/cirurgias-e-procedimentos/lipoaspiracao/>

Produção de Conteúdo: SILVA, Eliana Silva – Produção e edição de conteúdo digital. Florianópolis-SC, novembro, 2021.