Mamoplastia redutora: o que é e quem pode fazer?

por | dez 19, 2022 | Cirurgia Plástica, Dicas, mamoplastia | 0 Comentários

Rate this post

O que é mastoplastia ou mamoplastia redutora?

É um procedimento para redução das mamas, nos casos de volumes muito grandes, deformidades assimétricas e mamas caídas.

A hipertrofia mamária ou mamas grandes, motivadas por obesidade, distúrbios glandulares, menopausa precoce, hipertrofia virginal ou puberal, hipertrofia pós-gravidez, diabetes, fatores hereditários e distúrbios emocionais, costuma ser uma das maiores queixas de muitas mulheres, porque podem causar desde desconforto com a autoimagem até problemas na coluna. Esses são algum dos casos para os quais a mastoplastia ou mamoplastia redutora pode ser recomendada.

DICA DE OURO – Caso você acredite que se enquadra em algum ou em mais de um dos fatores que citamos, agende uma consulta com um  cirurgião plástico da sua confiança. Ele poderá orientá-la sobre o tipo de procedimento e o melhor momento de submeter-se a cirurgia.

 

Como a cirurgia plástica pode ajudar?

Existem técnicas de redução de mamas que, além de resultarem satisfatoriamente do ponto de vista médico, influenciam de forma significativa na saúde e na autoestima das mulheres.

Técnicas avançadas e a habilidade de um cirurgião plástico credenciado pelo Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e pelo Conselho Regional de Medicina, podem surtir excelentes resultados. 

 

A cirurgia deixa muitas cicatrizes?

As técnicas a serem utilizadas pelo cirurgião plástico variam de acordo com cada paciente, considerando o biotipo, histórico de saúde geral, doenças preexistentes, a consistência predominante da mama (glandular ou gordurosa), grau de flacidez de pele, posição da aréola, altura dos sulcos submamários, etc.

As cicatrizes, podem ser em forma de T invertido, L invertido, I ou somente peri areolares (em torno da aréola da mama), sendo essa a que deixa cicatrizes menos perceptíveis. 

Para melhor resultado o cirurgião poderá fazer outros procedimentos associados, como a lipoaspiração no prolongamento axilar da mama, para a harmonização da estética em geral. Mas só ele poderá dizer qual o procedimento mais recomendado de acordo com cada paciente.

 

Qual o período médio de recuperação?

O período de recuperação também varia de acordo com cada paciente, a técnica utilizada, a resposta ao trauma cirúrgico e a ausência de dor. Em média, a paciente pode ter alta, para seguir a recuperação em casa, entre seis e 24 horas após a cirurgia.

 

Cuidados para o pós-cirúrgico

Será necessário o uso de sutiã modelador por um período mínimo de 30 dias, durante 24 horas, incluindo a noite.

Sob orientação médica, poderão ser recomendadas massagens de drenagem linfática para diminuição do inchaço no local da cirurgia.

A cirurgia poderá influenciar na amamentação na ocorrência de futura gravidez, e poderá ser influenciada pelo aumento de peso, mas só o cirurgião plástico é o profissional apto a responder sobre essas e outras dúvidas.

Para ter resultados mais satisfatórios, evite o sedentarismo, o tabagismo, bebidas alcoólicas, mantenha uma dieta equilibrada e siga rigorosamente todas as orientações dadas pelo cirurgião plástico.

Cuidar da estética assim como da saúde do corpo e da mente, é um desejo e direito de todos que querem promover a autoestima e viver melhor consigo mesmos e com quem amam. Por esse motivo, cuide-se e viva mais, melhor e em harmonia com o tempo.

Siga nossas redes sociais, acesse nosso site e encontre conteúdos feitos especialmente para você.

Gentileza: Clínicas Athenee – Empresas do Grupo Athenee.


Conteúdo revisado por:

  1. AMIR EL HAJE

Cirurgião Plástico – CRM/SC 6117 – RQE 2795

Membro do Royal College of Surgeons of England
Membro da International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS)
Membro da International Plastic Reconstructive and Aesthetic Surgery (IPRAS)
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP)
Membro do Colégio Brasileiro de Cirurgiões


Fontes disponíveis em:

http://www2.cirurgiaplastica.org.br/

https://clinicaathenee.com.br/

https://www.facebook.com/clinicaathenee

https://www.instagram.com/clinicaathenee/

https://sbcp-sc.org.br

https://dreduardocabral.com.br/reducao-de-mamas-2/

SILVA, Eliana Silva da. MAMOPLASTIA REDUTORA: O QUE É E QUEM PODE FAZER? Produção de conteúdo de texto. Blog, Clínica Athenee. Florianópolis, 13/12, dez. 2022. Foto(s) meramente ilustrativas: Google – dezembro/2022. Pesquisa efetuada em: 29-30 de novembro de 2022. Florianópolis/SC 01 de dezembro de 2022.