Entenda o que a mentoplastia pode fazer por sua fisionomia

por | mar 13, 2023 | Cirurgia Plástica, Cirurgias | 0 Comentários

Rate this post

O que é a mentoplastia?

A mentoplastia ou cirurgia ortognática, é uma cirurgia plástica que pode proporcionar a harmonia facial. O nome tem origem na palavra mento, popularmente conhecido como “queixo”, parte que envolve a mandíbula, o pescoço e o terço inferior da face.

 

Para quem pode ser indicada a mentoplastia?

Como a cirurgia pode aumentar ou diminuir a região, pode ser indicada para pessoas que tenham queixas ou insatisfação como o formato do mento ou tenham deformidades de nascença, problemas quanto ao posicionamento do queixo, tenham sofrido algum tipo de trauma na região do mento, para fins corretivos e estéticos ou quando há dificuldade na mastigação.

Na cirurgia de mentoplastia poderemos considerar duas maneiras, de aumento ou de redução:

– A cirurgia ortognática classe 2 ou mentoplastia de aumento é indicada quando o maxilar superior fica muito à frente dos dentes de baixo;

– Já a ortognática classe 3 ou mentoplastia de redução é indicada quando os dentes inferiores ficam projetados em relação ao maxilar superior.

 

Com que idade o(a) paciente pode ser submeter ao procedimento?

A recomendação é que o procedimento seja feito após os 17 anos, quando os ossos da face já se desenvolveram o suficiente e após o uso de aparelhos nos dentes por cerca de 2 anos. 

A mentoplastia, assim como todo o procedimento cirúrgico, requer consulta a um cirurgião plástico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – SBCP e credenciado pelo Conselho Regional de Medicina – CRM do seu Estado. Ele é o profissional que poderá lhe orientar de forma correta.

O cirurgião plástico também fará uma análise facial, para identificar e avaliar o tipo de correção mais adequado. Em alguns casos, pode ser necessária uma associação da cirurgia do queixo a procedimentos no nariz, a fim de equilibrar as proporções faciais.

A depender da análise e de acordo com as necessidades específicas, poderão ser aplicadas diferentes técnicas:

– Cirurgia ortognática — para manipulação do osso;

– Aplicação de porex (material poroso que impede o surgimento de infecções) que utiliza o polietileno para aumentar o queixo;

– Inserção de prótese de silicone —  que visa o aumento do queixo retraído.

DICA DE OURO – A mentoplastia, quando precedida de análise correta e realizada por um bom cirurgião plástico, pode proporcionar uma mudança significativa na autoestima e na vida do(a) paciente.

Essas dicas são uma gentileza das Clínicas Athenee, empresas do Grupo Athenee, sempre preocupados com a sua saúde e bem-estar

Dúvidas, acesse nosso site, as redes sociais ou ligue, teremos prazer em atender.

CLINICAS ATHENEE – Você em harmonia com o tempo!


Conteúdo revisado por:

DR. AMIR EL HAJE

Cirurgião Plástico – CRM/SC 6117 – RQE 2795

Membro do Royal College of Surgeons of England
Membro da International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS)
Membro da International Plastic Reconstructive and Aesthetic Surgery (IPRAS)
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP)
Membro do Colégio Brasileiro de Cirurgiões


Fontes disponíveis em:

http://www2.cirurgiaplastica.org.br/

https://clinicaathenee.com.br/

https://www.facebook.com/clinicaathenee

https://www.instagram.com/clinicaathenee/

https://clinicaathenee.com.br/cirurgias/mentoplastia

https://www.embracon.com.br/blog/o-que-e-a-mentoplastia-e-quem-deve-fazer

 

Entenda o que a mentoplastia pode fazer por sua fisionomia. E2S – Produção de conteúdo de textosBlog, Clínicas Athenee – Florianópolis e Rio do Sul. Texto, 05de24, fev/2023. Foto(s) meramente ilustrativas: Google – fev/2023. Pesquisa efetuada em: 08-09 de fev/2023. Florianópolis/SC 09 de fevereiro de 2023.