Veja o que está em alta em cirurgia plástica 2021

por | fev 15, 2021 | Cirurgia Plástica | 0 Comentários

Sabe qual é um dos principais motivos, que leva uma pessoa a fazer cirurgia plástica? 

– A autoestima!

Estudos comprovam, que os resultados obtidos através da cirurgia plástica, são alguns dos principais responsáveis pelo aumento da autoestima porque proporcionam correção ou melhora da aparência do corpo e da face. 

 

Por que hoje em dia se fala tanto em autoestima?

Em 2020, devido aos cuidados relativos a não propagação do Corona vírus, mais pessoas aumentaram o interesse pela saúde e cuidados com o corpo. A pandemia, embora tenha trazido muitos pontos negativos, trouxe também muitos positivos. Por exemplo, o desejo de cada um em sentir-se bem consigo mesmo, em harmonia com corpo, mente, espírito e o tempo. Consequentemente houve um aumento significativo do consumo de alimentos mais saudáveis, prática de exercícios, meditação e cuidados em geral com o corpo e a face. Verificou-se também que, aquela cirurgia tão desejada e que estava aguardando o momento certo de ser feita, tornou-se realidade para muitas pessoas. O motivo pode ter sido que, se antes o tempo de recuperação de uma cirurgia exigia o afastamento temporário do trabalho ou de outras atividades, esse tornou-se um empecilho a menos, no momento em que muitos migraram para o trabalho remoto em suas residências. “Enfim agora tenho mais um tempinho para cuidar de mim, sem descuidar da atividade profissional”, com certeza foi a conclusão à qual muitos chegaram, independente do gênero ou idade.

Mas você deve estar curiosa(o) para saber quais são as principais tendências em Cirurgia Plástica para 2021, correto? Então vamos lá!

Uma aparência mais natural está em alta – Exemplo, narizes finos e arrebitados deixaram de ser o objetivo das pessoas que buscam os consultórios dos cirurgiões plásticos. Atualmente existe uma procura maior por corrigir apenas aqueles pequenos detalhes que atrapalham a estética facial, mas sem deixar de preservar o aspecto natural. Outro exemplo são que as mulheres que procuram a Mastoplastia de aumento ou redutora na busca por resultados que deixe a aparência das mamas mais natural.

Os procedimentos em cirurgia plástica feitos de forma responsável, ética e por profissionais Membros da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, mais do que nunca são os mais procurados. Um profissional reconhecidamente habilitado, sempre deve prezar pela naturalidade do resultado final, respeitando as características do paciente. 

Os avanços das tecnologias e das técnicas cirúrgicas também estão possibilitando os cuidados com o corpo e o rosto dos pacientes com procedimentos cada vez menos invasivos e com resultados mais satisfatórios. Podemos dizer que esta também é uma nova tendência para 2021.

Nesse contexto, podemos destacar como tendência ao aumento da procura para 2021, as seguintes Cirurgias Plásticas:

 

 

MASTOPLASTIA DE AUMENTO OU REDUÇÃO

Anteriormente as mulheres brasileiras tinham tendência a desejar ter seios maiores influenciadas, provavelmente, pelo perfil das mulheres americanas. Mas, atualmente, com a busca de manter a beleza mais próxima possível do natural, essa tendência vem mudando.

Não tem sido incomum mulheres que já possuem próteses, procurarem o cirurgião plástico para trocar as mesmas por uma de tamanho menor. Exemplo, algumas relatam que, se antes vestiam o sutiã número 46, agora elas querem mudar para o número 40 ou 42. 

Já, pacientes que vão colocar as próteses de silicone pela primeira vez, também estão fazendo a opção por tamanhos menores, para que a estética mais volumosa dos seios seja percebida, mas não de forma exagerada, parecendo mais natural ou que a pessoa apenas adquiriu mais volume através do emagrecimento em outras partes do corpo. 

 

OTOPLASTIA

A Otoplastia, também é um procedimento com aumento na procura, provavelmente ao uso das máscaras devido à pandemia, que direcionou para o rosto e orelhas uma maior atenção. A Otoplastia, é um procedimento cirúrgico que serve para mudar o formato, a posição ou o tamanho das orelhas. Trata-se de um método estético que não interfere na audição.

O procedimento pode ser feito em casos em que há insatisfação em relação ao formato da orelha. Em sua maioria, é realizada em ambas as orelhas para evitar problemas de assimetria. Assim, a otoplastia geralmente é procurada por pessoas que:

  • Têm orelhas muito grandes e desproporcionais ao tamanho da cabeça;
  • Possuem orelhas muito afastada da cabeça;
  • Têm lóbulos das orelhas grandes ou esticados;
  • Apresentam defeitos congênitos;
  • Crianças que sofrem “bullying”;
  • Têm orelha dobrada ou curvada para baixo ou para dentro;
  • Possuem problemas de autoestima;
  • Sofreram lesões que danificaram a aparência;
  • Insatisfeitas com uma cirurgia anterior e querem corrigir o problema.

Aos 7 anos de idade, as orelhas atingem seu tamanho máximo. Dessa forma, a cirurgia pode ser realizada em qualquer idade após os 7 anos.

 

BLEFAROPLASTIA

Outro procedimento, cuja procura aumentou, provavelmente também devido ao uso de máscaras é a Blefaroplastia que, geralmente realizada em pacientes com mais de 30 anos, costumam servir para melhorar a aparência das pálpebras caídas que atrapalham a visão ou a execução de atividades como: dirigir e ler. É um procedimento recomendado inclusive por oftalmologistas, para evitar problemas relacionados ao campo visual. 

A Blefaroplastia pode ser indicada também nos seguintes casos:

  • Pessoas com excesso ou flacidez de pele nas pálpebras,
  • Para quem tem bolsas de gordura na pálpebra inferior;
  • Pessoas com ptose (queda da pálpebra por causas musculares) ou pseudoptose palpebral (queda da pálpebra em função do excesso de pele).

A cirurgia também pode ser recomendada para a remoção de xantelasmas (pequenas bolinhas de colesterol que se formam, principalmente nas pálpebras), além de rugas no local.

 

RINOPLASTIA

Sem parecer redundância, o rosto sem dúvida tornou-se um dos principais pontos da atenção durante o ano de 2020 e está ditando as tendências em cirurgias plásticas corretivas e estéticas para 2021.

Nesse novo contexto, a procura também aumentou pelas cirurgias no nariz, como a famosa Rinoplastia estética – procedimento cirúrgico que tem por objetivo tratar das deformidades das estruturas osteocartilaginosas (rinoplastia de redução) ou pela inclusão de enxertos osteocartilaginosos (rinoplastia de aumento). É indicada para quem precisa melhorar a funcionalidade do nariz ou ainda para quem está insatisfeito com seu formato natural. Existem outros procedimentos não estéticos e que são feitos por otorrinolaringologistas, como a correção do septo nasal e a turbinectomia, que é a retirada de parte dos cornetos nasais (a popular carne esponjosa) que costumam aumentar na presença de alergias, como a rinite. 

A cirurgia do nariz pode ser feita a partir dos 17 anos de idade, já que nesta idade o desenvolvimento facial do paciente já está completo.

 

SUSPENSÃO LABIAL

Mas, não é só o que aparece com o uso das máscaras de prevenção contra a contaminação pelo Corona vírus, que precisam de correção estética. O levantamento dos lábios (lifting labial) também tem sido muito procurado e indicado para pacientes que, com o avanço da idade, observam que seus lábios alongaram. Ou seja, sofreram uma queda por conta da gravidade, aumentando assim a distância entre o nariz e o vermelhão do lábio superior. As incisões são colocadas próximos a entrada do nariz e escondidas nos sulcos naturais nasais. Ao tracionar este tecido para cima, consegue-se o encurtamento da distância entre o nariz e o lábio e sua elevação, dando a face do paciente uma aparência mais harmônica e até mesmo mais jovial.

 

TOXINA BOTULÍNICA E PREENCHEDORES ABSORVÍVEIS, TAMBÉM SÃO  TENDÊNCIAS  PARA 2021

Foto: https://sbcp-sc.org.br/artigos/md-codes-o-que-e-e-como-funciona/

cirurgia plástica

Fonte: Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Regional Santa Catarina

A Toxina Botulínica é utilizada com o objetivo de  eliminar, temporariamente (de 4 a 6 meses), rugas dinâmicas ou de expressão, que são aquelas causadas pelas ação dos músculos faciais, visíveis somente com o rosto em movimento. Ocorrem quando nos expressamos, rimos ou choramos, fazendo com que os músculos da face se contraiam e, ao longo do tempo, marquem a expressão. Também para suavizar rugas estáticas, aquelas que podem ser vistas mesmo quando o rosto está em repouso, causadas pelo envelhecimento natural da pele.

 Já o preenchimento facial é feito com “ácido hialurônico” que também está em alta devido as novas técnicas de preenchimento através da técnica do MD Codes, que é uma técnica minimamente invasiva de rejuvenescimento e sustentação facial que consiste na aplicação de um preenchedor à base deste ácido. Ele tem como objetivo corrigir detalhes e promover a harmonia facial, respeitando sempre, o formato e as particularidades de cada rosto.

Diversos pontos do rosto podem receber o preenchimento, porém, os mais comuns são:

  • Sobrancelhas;
  • Bigode chinês;
  • Abaixo dos olhos;
  • Queixo;
  • Bochecha;
  • Maçã do rosto;
  • Lábios 

É um procedimento indicado para dar maior volume à face, como por exemplo a região malar, tratar localmente sulcos marcados (bigode chinês), além de lábios e pálpebras inferiores, tornando uma face mais rejuvenescida e menos cansada.

Em termos gerais, podemos dizer que a tendência é a procura por procedimentos minimamente invasivos ou pequenas intervenções cirúrgicas que não demandam a realização de grandes cortes para serem feitas, dispensam o período de internação e que tenham poucas possibilidades de resultar em algum tipo de complicação. E também que acarretem pouca dor no pós-cirúrgico e o menor tempo possível de afastamento das atividades físicas e laborais. Embora que, mesmo nas técnicas mais exigentes, é comum que o período de repouso não exceda uma ou duas semanas.

Há bons motivos pelos quais a cirurgia plástica é uma boa alternativa para as pessoas melhorarem a visão de si mesmos. Por isso, antes de se submeter a um procedimento, essas razões devem ser bem ponderadas para que a operação seja feita pela razão certa. Procurar um cirurgião plástico para alterar um mero detalhe não é recomendado, nem incentivado pelos especialistas que levam a profissão a sério.

Agora que falamos um pouco sobre alguns dos procedimentos em cirurgia plástica que contribuem de forma significativa para ao aumento da autoestima, qualidade de vida e bem-estar, temos uma dica muito importante:

– Quando você definir que é a hora de procurar por algum dos procedimentos citados ou outros, tenha em mente que o seu corpo e a sua saúde são os seus maiores patrimônios. Por isso procure informação e profissionais habilitados e credenciados pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. No site https://sbcp-sc.org.br/ você encontra a lista dos profissionais. Lembrando que, na consulta pré-operatória, o Cirurgião Plástico poderá esclarecer todas as suas dúvidas.

Fique bem e em Harmonia com o Tempo!


Conteúdo revisado por:

  1. AMIR EL HAJE

Cirurgião Plástico – CRM/SC 6117 – RQE 2795

Membro do Royal College of Surgeons of England
Membro da International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS)
Membro da International Plastic Reconstructive and Aesthetic Surgery (IPRAS)
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica
Membro do Colegio Brasileiro de Cirurgiões

Fontes de pesquisa disponíveis em:

  • https://sbcp-sc.org.br/artigos/md-codes-o-que-e-e-como-funciona/#:~:text=O%20MD%20Codes%20%C3%A9%20uma,as%20particularidades%20de%20cada%20rosto>
  • <https://drabeatrizbenevides.com.br/tendencia-cirurgia-plastica-2021/#:~:text=Tend%C3%AAncia%20Cirurgia%20Pl%C3%A1stica%202021%20%E2%80%93%20Beleza,por%20um%20resultado%20mais%20natural>
  • <https://www.alemdabeleza.com.br/qual-a-diferenca-entre-as-rugas-estaticas-e-dinamicas/>