O que é preciso saber antes da cirurgia plástica

por | jun 8, 2021 | Cirurgia Plástica | 0 Comentários

Rate this post

Você está pensando em fazer uma cirurgia plástica, mas ainda tem muitas dúvidas? Calma, isso é bastante natural e acontece com muitas pessoas. 

Seguem algumas das principais dicas sobre o que você precisa saber antes de submeter-se a cirurgia plástica.

1. Escolha do Cirurgião

Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – SBCP, umas das escolhas mais importante nesse momento é a seleção do cirurgião. Por isso sempre que tiver dúvidas, acesse o site: http://www2.cirurgiaplastica.org.br/ lá você encontra a relação de todos os profissionais membros efetivos da Sociedade. 

 

2. Por que escolher um profissional membro da SBCP?

Quando você faz a opção por um cirurgião membro da SBCP, tem a segurança que o profissional completou um treinamento em cirurgia de no mínimo cinco anos, sendo três de deles em cirurgia plástica, está treinado para realizar todo tipo de cirurgia plástica, segue um código estrito de ética e realiza os procedimentos em instalações médicas credenciadas.

Os cirurgiões membros da SBCP, são os profissionais qualificados e habilitados para procedimentos em cirurgia plástica, seja reconstrutiva ou cosmética.

Após conferir a certificação, verifique também as afiliações. O título de membro da SBCP significa que o médico pertence a elite dos cirurgiões plástico.

A SBCP promove educação continuada a seus membros com foco em cuidados aos pacientes e a procura pela segurança destes. A sociedade também oferece aos pacientes a possibilidade de conhecer os únicos profissionais qualificados a realizar cirurgia plástica.

Portanto, a escolha de um cirurgião plástico certificado e afiliado a SBCP, é o primeiro passo para que você tenha segurança de que a cirurgia será realizada por um profissional competente e que poderá satisfazer suas dúvidas e expectativas.

 

3. Tomando a decisão de submeter-se a cirurgia plástica

Submeter-se ao um procedimento cirúrgico é, sem dúvida, uma decisão pessoal, mas que envolve uma série de responsabilidades, por isso é tão importante o acompanhamento de um cirurgião que possa esclarecer todas as suas dúvidas, os possíveis riscos e orientar sobre todos os cuidados e procedimentos que precisam ser feitos antes e após a cirurgia. Alguns desses esclarecimentos são:

– Os riscos associados, dependendo do tipo de cirurgia;

– Porque é necessária uma autorização por escrito no termo de consentimento;

– Esclarecimentos sobre os procedimentos aos quais o paciente será submetido.

 

4. O que perguntar ao Cirurgião Plástico?

Quando da consulta, procure ficar à vontade e faça todas as perguntas que possam satisfazer suas dúvidas e lhe deixar mais tranquila(o). É bastante natural sentir ansiedade misturada com entusiasmo nesse momento e o cirurgião plástico é a pessoa mais indicada para tranquilizá-la(o). Ele será seu parceiro antes, durante e após a cirurgia. Por esse motivo visitas regulares de seguimento da cirurgia são tão importantes.

 

5. Quais as recomendações são mais comuns antes da cirurgia?

Algumas das recomendações importantes que você deve seguir, de acordo com cada tipo de procedimento são:

– Parar de fumar;

– Suspender medicações que podem aumentar o risco de sangramento;

– Estar em jejum, seguindo orientação médica, no dia da cirurgia.

Lembre-se, seguir corretamente todas as orientações médicas, antes e após o procedimento é fundamental para o sucesso da sua cirurgia e também que nenhum tipo de informação dispensa a consulta ao cirurgião plástico, membro da SBCP- Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, que é o profissional qualificado para fornecer todos os esclarecimentos necessários e adequados a cada caso.

Mantenha-se sempre bem informada(o) e em Harmonia com o Tempo!

 


Conteúdo revisado por:

  1. AMIR EL HAJE

Cirurgião Plástico – CRM/SC 6117 – RQE 2795

Membro do Royal College of Surgeons of England
Membro da International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS)
Membro da International Plastic Reconstructive and Aesthetic Surgery (IPRAS)
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica
Membro do Colegio Brasileiro de Cirurgiões

Referências/ disponíveis em:

<https://sbcp-sc.org.br/artigos/sua-saude-deve-estar-em-boas-maos/>

<http://www2.cirurgiaplastica.org.br/seguranca-do-paciente/cirurgiao-de-confianca/>

Pesquisa efetuada em: 05 de maio de 2021.