Rate this post

O que é otoplastia

A otoplastia é a cirurgia plástica feita com o objetivo de corrigir um defeito na estrutura das orelhas presente desde o nascimento e que se torna aparente com o desenvolvimento, ou para tratar orelhas deformadas devido a lesão ou traumas sofridos. 

Através da cirurgia, pode ser dado uma forma mais natural e equilibrada das orelhas no contexto facial. A cirurgia pode também corrigir pequenas deformidades beneficiando a aparência e contribuindo para a elevação da autoestima.

 

O que a otoplastia trata

  • A macrotia ou orelhas muito grandes;
  • Orelhas muitos salientes que ocorrem em um ou ambos os lados em diferentes graus;
  • Insatisfação com outras cirurgias prévias nas orelhas.

 

Quando fazer a cirurgia

Se as orelhas salientes ou desfiguradas incomodam você ou seu filho(a), pode ser o momento de considerar fazer a cirurgia plástica.

Sempre lembrando que a otoplastia é um procedimento que deve atender a um desejo pessoal e não para satisfazer críticas de outras pessoas ou para se adaptar a qualquer tipo de imagem ideal.

 

Para quem é indicada

A cirurgia pode ser feita desde as idades iniciais assim como para adultos. Nas crianças é importante que sejam saudáveis, sem doença com risco de vida ou com infecções crônicas não tratadas de ouvido, que tenham pelo menos seis  anos de idade, que é quando a cartilagem da orelha já é estável o suficiente para a correção, e em crianças cooperativas, ou seja, que já consigam entender os cuidados que precisam ser tomados e possam seguir as recomendações médicas.

No caso dos adultos, também devem ser indivíduos saudáveis que não tenham doença com risco de vida ou condições médicas que possam prejudicar a cicatrização, não fumantes e com expectativas positivas e realistas em relação aos resultados.

DICA DE OURO – Para todo tipo de cirurgia plástica é indispensável a consulta a um cirurgião plástico membro efetivo da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – SBCP e credenciado pelo Conselho Regional de Medicina – CRM da sua região. 

 

Como operar 

Considerando as características únicas de cada paciente, o cirurgião plástico vai explicar como a cirurgia será realizada, orientar sobre todos os cuidados pré e pós-operatórios, a preparação necessária e tempo de recuperação.

Para saber mais sobre a otoplastia, assim como sobre diversas outras cirurgias plásticas, acesse nosso site e as redes sociais.

Lembre-se, sua saúde é o seu maior patrimônio – cuide-se para viver mais, melhor e em harmonia com o tempo.

 


Conteúdo revisado por:

DR. AMIR EL HAJE

Cirurgião Plástico – CRM/SC 6117 – RQE 2795

Membro do Royal College of Surgeons of England
Membro da International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS)
Membro da International Plastic Reconstructive and Aesthetic Surgery (IPRAS)
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP)
Membro do Colégio Brasileiro de Cirurgiões

Fontes disponíveis em:

https://clinicaathenee.com.br/

https://www.facebook.com/clinicaathenee

https://www.instagram.com/clinicaathenee/

http://www2.cirurgiaplastica.org.br/cirurgias-e-procedimentos/face/cirurgia-de-orelha/

OTOPLASTIA: QUANDO E COMO OPERAR. E2S – Produção de conteúdo de textos. Blog, Clínicas Athenee de Florianópolis e Rio do Sul. Texto, 08de24, mar/2023. Foto(s) meramente ilustrativas: Google – mar/2023. Pesquisa efetuada em: 13 de mar/2023. Florianópolis/SC 16 de março de 2023.