Pós-operatório: como manter um bom resultado após o procedimento

por | fev 21, 2022 | Dicas | 0 Comentários

Você sabia que a maior parte do sucesso de uma cirurgia está nos cuidados e na disciplina da(o) paciente durante o pós-cirúrgico?

É isso mesmo, o pós-operatório é o período em que todos os cuidados merecem muita atenção para que os objetivos sejam alcançados. 

Pensamos nisso e seguem aqui os 5 principais cuidados que toda(o)  paciente deve ter após a maioria das cirurgia plásticas:

Mantenha uma alimentação adequada

Após a cirurgia, todo organismo precisa de nutrientes e de energia para poder retomar seu funcionamento habitual. Conforme cada caso o médico pode recomendar uma dieta específica, mas existem cuidados gerais que auxiliam nos diferentes casos. Tais como: manter-se sempre bem hidratada(o), ingerir alimentos leves, de fácil digestão e sempre em pequenas porções. É importante evitar alimentos gordurosos, muito temperados, carnes de difícil digestão, como as suínas e, para que a recuperação seja mais rápida, diminuir a ingestão de doces também é uma boa dica. 

Além disso a DICA DE OURO é:  não consuma bebidas alcoólicas e abstenha-se de fumar, durante todo o período da recuperação.

 

Relaxe e repouse bastante

O pós-cirúrgico é um ótimo período para colocar a mente e em dia, ler um bom livro, escutar uma boa música ou assistir um bom filme.

Por isso, procure tornar o ambiente da sua recuperação o mais confortável possível e programe-se para relaxar e repousar.

É muito importante também durante esse período fazer exercício leves de respiração e pequenas caminhadas para manter a oxigenação adequada dos pulmões.

 

Atenção aos cuidados pessoais

Manter uma boa assepsia no período pós-operatório é uma das medidas mais importante para uma boa recuperação. Dependendo do tipo de cirurgia, o seu cirurgião plástico irá recomendar o período para retirada ou troca dos curativos com o objetivo de proteger a cicatriz ou evitar que infeccione. Por isso, é importante ficar atenta(o) e acompanhar a evolução da cicatrização, lavar bem as mãos e esterilizá-las com álcool 70% toda vez que for tocar nos curativos. A qualquer sinal de inflamação, vermelhidão, dor e inchaço na região da cicatriz, avise imediatamente o seu médico para receber as instruções necessárias. 

 

Aprenda como controlar a dor

Como a maioria das cirurgias envolvem procedimento invasivos, podem aparecer dores ou desconforto no local da incisão. Por isso manter a dor sob controle é fundamental. Caso tenha, dor ou incômodo constante, febre acima de 38º C e o mal-estar, comunique imediatamente o cirurgião plástico. Na maioria dos casos, para esses sintomas serão prescritos analgésicos. Mas lembre-se: nunca faça uso de nenhum medicamento sem antes consultar o seu médico e siga corretamente as recomendações dadas por ele. 

 

Faça um tratamento complementar

Para alguns tipos de cirurgias uma boa recomendação a ser seguida são as sessões de drenagem linfática. Estas têm por objetivo evitar ou tratar complicações comuns que podem ser ocasionadas pela cirurgia.

A drenagem linfática é eficaz na eliminação de líquidos retidos após o procedimento. É uma ótima técnica para ajudar a diminuir o desconforto e o inchaço na região operada.

Entre os benefícios da drenagem linfática estão: recuperação mais rápida,  fortalecimento do sistema imunológico,  prevenção de possíveis infecções, melhora do fluxo sanguíneo, alívio das dores, redução das fibroses, eliminação dos hematomas e sensação de bem-estar para o paciente.

Outras dicas e informações você encontra no nosso site e nas redes sociais.

Lembre, seu corpo e a sua saúde são os seus maiores patrimônios. Cuide-se e invista naquilo que lhe traz bem-estar para viver em harmonia com o tempo e viva bem todos os dias do novo ano.


Conteúdo revisado por:

  1. AMIR EL HAJE

Cirurgião Plástico – CRM/SC 6117 – RQE 2795

Membro do Royal College of Surgeons of England
Membro da International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS)
Membro da International Plastic Reconstructive and Aesthetic Surgery (IPRAS)
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica
Membro do Colégio Brasileiro de Cirurgiões

Fontes disponíveis em:

 

https://g1.globo.com/pr/parana/especial-publicitario/grupo-dr-romao-youssef/o-universo-da-cirurgia-plastica/noticia/2021/08/16/pos-operatorio-uma-das-principais-etapas-de-uma-cirurgia-plastica.ghtml

http://blanchospital.com.br/blog/5-cuidados-para-o-seu-pos-operatorio/

https://www.google.com/search?q=P%C3%B3s-operat%C3%B3rio:+como+manter+um+bom+resultado+ap%C3%B3s+o+procedimento&sxsrf=AOaemvLujNG8xI1-c3Ac1-1R75UYvdVyEw:1642094971659&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwjc7OO7oK_1AhXBqpUCHUYDAmMQ_AUoAXoECAEQAw&biw=1746&bih=786&dpr=1.1#imgrc=XjQ2vNB0A966IM

https://clinicaathenee.com.br/

https://www.facebook.com/clinicaathenee

https://www.instagram.com/clinicaathenee/

https://www.youtube.com/channel/UCe9wH5azdOObl_afLAY6l7w

Produção de Conteúdo: SILVA, Eliana Silva – Produção e edição de conteúdo digital. 

Fotos meramente ilustrativas: Google – janeiro/2022

Pesquisa efetuada em: 11-13 de janeiro de 2022. 

Florianópolis-SC, janeiro, 2022.