A reconstrução da mama é uma técnica em cirurgia plástica recomendada para pacientes que se submeteram à mastectomia (retirada das mamas) – tratamento indicado em casos de câncer de mama. O objetivo é “restaurar a mama considerando-se a forma, a aparência e o tamanho da mama após a mastectomia”.
Quais as técnicas que podem ser usadas na reconstrução?
As técnicas utilizadas podem ser:
- Oncoplástica mamária – que é uma combinação de técnicas oncológicas com técnicas de cirurgia plástica para reconstrução das mamas;
- Mamoplastia de aumento – é uma técnica de cirurgia plástica, onde são realizadas inclusão de próteses de silicone para reconstruir as mamas e adequá-las ao restante do corpo da paciente.
- Lipoenxertia – que é uma técnica também de cirurgia plástica, que aproveita a gordura da própria paciente, retirada de locais com excesso, como do abdômen, por exemplo, para reconstruir o volume dos seios.
Sendo que a lipoenxertia pode deixar cicatrizes também no local doador, mas esses ficam geralmente localizados em áreas menos expostas do corpo, como nas costas, no abdômen ou no glúteo.
Pode ser feita a reconstrução de apenas uma mama?
Sim. “Se apenas uma mama é afetada, somente ela pode ser reconstruída”. Mas se for necessário fazer redução ou aumento da mama oposta, esse procedimento pode ser recomendado para melhorar a simetria de ambas as mamas.
A mama reconstruída recupera a mesma sensibilidade de antes?
Não, devido aos processos cirúrgicos necessários, na maioria dos casos, a mama reconstruída não terá a mesma sensibilidade que a mama que substituiu;
Quanto as cicatrizes?
As cicatrizes continuarão visíveis devido ao processo da mastectomia seguido da reconstrução;
Quais benefícios de fazer a reconstrução da mama?
A reconstrução mamária é um procedimento feito com o objetivo não só de reconstruir a aparência física, mas também o emocional das mulheres que perderam a mama devido ao câncer ou a outra situação como, por exemplo, acidentes automobilísticos. A reconstrução da mama pode melhorar de forma significativa a autoestima, autoconfiança e qualidade de vida.
DICA DE OURO:
Em todos os casos, mas em especial o de reconstrução mamária, a dica mais importante é: antes de submeter-se a um procedimento em cirurgia plástica, consulte um cirurgião plástico Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e credenciando pelo Conselho Regional de Medicina da sua região. Apenas os profissionais credenciados e licenciados por esses dois órgãos estão aptos a realizar procedimento em Cirurgia Plástica.
Sua saúde é o seu maior patrimônio. Cuide-se, viva mais, melhor e em harmonia com o tempo!
Clínicas Athenee – Empresas do Grupo Athenee
Conteúdo revisado por
AMIR EL HAJE
Cirurgião Plástico – CRM/SC 6117 – RQE 2795
Membro do Royal College of Surgeons of England
Membro da International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS)
Membro da International Plastic Reconstructive and Aesthetic Surgery (IPRAS)
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP)
Membro do Colégio Brasileiro de Cirurgiões
Fontes disponíveis em:
http://www2.cirurgiaplastica.org.br/
https://sbcp-sc.org.br
https://www.hcor.com.br/imprensa/noticias/reconstrucao-de-mama-renova-autoestima-apos-o-cancer/
http://www.oncoguia.org.br/conteudo/opcoes-de-reconstrucao-mamaria/1400/265/
http://www2.cirurgiaplastica.org.br/cirurgias-e-procedimentos/mama/reconstrucao-mamaria/
SILVA, Eliana Silva da. RECONSTRUÇÃO DE MAMA: PRINCIPAIS DÚVIDAS. Conteúdo de texto, mensal, Blog, Clínica Athenee. Florianópolis, 10/12, out. 2022. Mensal. Conteúdo textual.
Pesquisa efetuada em: 01-03 de outubro de 2022. Florianópolis/SC 03 de outubro de 2022.