Rinoplastia ou plástica do nariz é a cirurgia para a correção das imperfeições estéticas ou funcionais do nariz.

A rinoplastia é um procedimento que exige muito da experiência e conhecimento do cirurgião plástico para que sejam obtidos os resultados estéticos e funcionais esperados.

 

Existem dois tipos de procedimentos em rinoplastia

A rinoplastia primária – que é realizada para melhorar a aparência e/ou função respiratória do nariz. 

A rinoplastia revisional – que é realizada pela segunda vez para corrigir algum procedimento anterior ou lapidar resultados plásticos alcançados anteriormente.

 

Dúvidas mais frequentes

A partir de qual idade pode ser feita a rinoplastia?

A idade mínima mais recomendada para que a(o) paciente se submeta a esse tipo de procedimento é 17 anos. Porque é quando as estruturas ósseas da face já estão quase completamente formadas e a forma do esqueleto ósseo da face não se altera muito mais. Embora que em diversos outros casos, pode ser justificado realizar a cirurgia mais cedo. 

 

Quanto tempo para que os resultados sejam observados?

Leva de 1 a 2 anos para que o nariz tome sua forma final. Se após a cirurgia houver uma deformidade ou assimetria do nariz, o seu cirurgião irá aconselhá-la(o) a esperar 6-12 meses para que ocorra a cicatrização completa.

 

Para quem é recomendado o procedimento?

O procedimento é recomendado para quem pensa em melhorar a aparência do nariz, tenha sofrido trauma ou infecção que mudou a forma do nariz, tenha um defeito congênito como fissura labial e nasal que foi corrigido quando jovem, esteja sofrendo com efeitos do envelhecimento que mudam a forma do nariz, tenha a ponta do nariz pendurada e caída e que tenha a respiração pelo nariz obstruída e o tratamento médico com sprays nasais já não fornecem mais alívio duradouro.

 

Quais são a etapas da rinoplastia

Consulta

Quando será feito um exame clínico necessário para o cirurgião analisar a condição da partição mediana do nariz (o septo nasal) e a mucosa ao lado da passagem de ar nasal (os cornetos).

Na consulta o cirurgião também deverá informar sobre os riscos, benefícios, possíveis complicações dos procedimentos da rinoplastia e também discutirá, em detalhes, quais mudanças na forma externa do nariz são realistas e como elas são alcançadas. 

 

Pré-operatório

Para o pré-operatório é recomendado jejum de 8 horas para sólidos e líquidos, inclusive água. A(o) paciente será orientada(o)  sobre quais medicamentos  devem ser suspensos e não ingerir álcool nos 4 dias anteriores ao procedimento. Retirar brincos, “piercings”, anéis e qualquer outro objeto metálico do corpo. A(o) paciente deve levar todos os exames realizados para o hospital, chegar com 1 hora e meia de antecedência para realizar a internação e receber a medicação pré-operatória.

 

Pós-operatório

Após a cirurgia, a(o) paciente pode levantar e andar pelo quarto, já na noite da cirurgia ou na manhã seguinte, inicialmente com assistência. 

A(o) paciente deve estar preparado(a) para o inchaço moderado e algumas contusões na pele. O grau de inchaço difere de paciente para paciente. Uma máscara fria pode ser colocada sobre os olhos e acima da tala para diminuir o inchaço e os hematomas. De um modo geral, a maior parte do inchaço e contusões diminui em 7-14 dias, embora algum inchaço possa persistir por até 2 meses. A aparência final do seu nariz deverá ser alcançada no final de 1 ano.

 

Dica de Ouro

É importante lembrar que a decisão de submeter-se à cirurgia é pessoal e é você quem deve decidir se os benefícios atingirão seus objetivos e se os riscos e potenciais complicações são aceitáveis. 

Para sua tranquilidade, escolha um profissional qualificado e certificado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – SBCP e pelo Conselho Regional de Medicina – CRM da sua região e siga todas as orientações e recomendações antes e depois da cirurgia.

Cuide-se e viva bem e em harmonia com o tempo!

ENTRE EM CONTATO | CLIQUE AQUI | CLINICA ATHENEE


Conteúdo revisado por:

AMIR EL HAJE

Cirurgião Plástico – CRM/SC 6117 – RQE 2795

Membro do Royal College of Surgeons of England
Membro da International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS)
Membro da International Plastic Reconstructive and Aesthetic Surgery (IPRAS)
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica
Membro do Colégio Brasileiro de Cirurgiões

 

Fontes disponíveis em:

http://www2.cirurgiaplastica.org.br/

https://clinicaathenee.com.br/

https://clinicaathenee.com.br/cirurgias/rinoplastia

https://www.facebook.com/clinicaathenee

https://www.instagram.com/clinicaathenee/

https://www.tuasaude.com/rinoplastia/

SILVA, Eliana Silva. Produção e edição de conteúdo digital e audiovisual. 

Pesquisa efetuada em: 17 e 18 de março de 2022. 

Florianópolis-SC, 17 de março, 2022.