Rinoplastia: principais cuidados no pós-operatório

por | jul 25, 2022 | Cirurgia ideal, Cirurgia Plástica, Rinoplastia | 0 Comentários

A rinoplastia é a cirurgia plástica feita com o objetivo de melhorar a proporção ou a aparência do nariz, realçar a harmonia facial e melhorar a autoestima. Por isso é muito importante que todos os cuidados sejam tomados no pós-operatório para que os resultados esperados sejam alcançados.
Aqui você vai saber quais são alguns desses cuidados:

Como é o pós-operatório da cirurgia no nariz?

Depende da história clínica de cada paciente. Logo após a cirurgia, alguns podem ter a sensação de desconforto para respirar, o que passa em poucos dias. Em alguns casos podem ser relatadas dores no local, o que poderá ser controlado com analgésicos sob prescrição médica.

Quando se expor ao sol?
O recomendado, na maioria dos casos, é que seja respeitado o período de pelo menos 60 dias sem exposição ao sol e após seja feito uso de protetor solar.

As atividades físicas podem ser retomadas a partir de quanto tempo após a cirurgia?
Isso vai depender da capacidade de recuperação, que é diferente de pessoa para pessoa. Só o cirurgião plástico poderá avaliar e orientar qual tipo de atividade poderá ser retomada e quando.

Quando os resultados do procedimento começam a ser percebidos?
Os resultados da rinoplastia podem levar alguns meses para serem percebidos porque o inchaço leva algum tempo para desaparecer por completo. O resultado final pode levar até um ano. Mas esse não é um diagnóstico final, porque, como dito anteriormente, dependerá da capacidade de recuperação de cada paciente.

Indicações para uma melhor recuperação

Repouso – assim como em qualquer outro procedimento cirúrgico, quem submeter-se a rinoplastia deverá permanecer em repouso durante a recuperação. Evitar qualquer tipo de esforço nos primeiros 7 dias, isso é fundamental para que o processo de cicatrização seja menos desconfortável.

Planejamento –  Antes de submeter-se ao procedimento, planeje sua rotina em casa, no trabalho, nos estudos e no laser, porque será necessário evitar alguns tipos de atividades. Por isso uma dica é procurar combinar o período de férias com a data da cirurgia.

Cuidar da alimentação –  durante o pós-cirúrgico o recomendado a ingestão de alimentos mais pastosos e líquidos na temperatura ambiente. Uma dica é fazer a opção por alimentos mais nutritivos e de fácil consumo para que a região nasal não seja submetida a esforço quando da mastigação.

DICA DE OURO – O resultado satisfatório de toda e qualquer cirurgia plástica também depende de você. Siga corretamente todas as recomendações do cirurgião plástico, para que o processo de recuperação ocorra de forma mais tranquila e você perceba os resultados mais rapidamente.

Mais informações acesse nosso site e as redes sociais.

Cuide-se e viva bem e em harmonia com o tempo!

Agendar consulta | Clínica Athenee | Cirurgia plástica

Conteúdo revisado por:
DR. AMIR EL HAJE
Cirurgião Plástico – CRM/SC 6117 – RQE 2795
Membro do Royal College of Surgeons of England
Membro da International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS)
Membro da International Plastic Reconstructive and Aesthetic Surgery (IPRAS)
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP)
Membro do Colégio Brasileiro de Cirurgiões

Fontes disponíveis em:
http://www2.cirurgiaplastica.org.br/
https://clinicaathenee.com.br/
https://www.facebook.com/clinicaathenee
https://www.instagram.com/clinicaathenee/
https://sbcp-sc.org.br
http://blanchospital.com.br/blog/rinoplastia-como-e-o-pos-operatorio-e-a-recuperacao-dessa-cirurgia/
http://www2.cirurgiaplastica.org.br/cirurgias-e-procedimentos/face/cirurgia-de-nariz
Pesquisa efetuada em: 15-16 de junho de maio de 2022. Florianópolis/SC 16 de junho de 2022.