Rinoplastia quando é indicada

por | maio 23, 2022 | Rinoplastia | 0 Comentários

O que é rinoplastia?

Rinoplastia ou plástica do nariz é a cirurgia para a correção das imperfeições estéticas ou funcionais do nariz.
A rinoplastia primária é realizada para melhorar a aparência e/ou função respiratória do nariz.

A rinoplastia revisional é aquela realizada pela segunda vez. Geralmente é realizada para corrigir a utilização de procedimentos realizados com técnicas incorretas que geraram uma patologia funcional (ou seja, a diminuição da circulação nasal). É realizada ainda para lapidar resultados plásticos alcançados anteriormente.

A rinoplastia é um procedimento tecnicamente difícil. Experiência e conhecimento do cirurgião plástico são essenciais para obter resultados estéticos e funcionais favoráveis. O(a) paciente deve estar ciente de que levará de 1 a 2 anos para que seu nariz tome sua forma final.

Estudos sugerem que a idade mínima é de 17 anos, para que a(o) paciente se submeta a esse tipo de procedimento, porque é quando as estruturas ósseas da face já estão quase completamente formadas e a forma do esqueleto ósseo da face não se altera muito mais. Em diversos casos, pode ser justificado realizar a cirurgia mais cedo. Se este for o caso, o cirurgião falará sobre a necessidade de uma segunda operação nos próximos anos.

 

Quando é indicada?

O procedimento é indicado para quem pensa em melhorar a aparência do nariz, tenha sofrido trauma ou infecção que mudou a forma do nariz, tenha um defeito congênito como fissura labial que foi corrigido quando jovem, esteja sofrendo com efeitos do envelhecimento que mudam a forma do nariz, tenha a ponta do nariz pendurada e caída e que tenha a respiração pelo nariz obstruída e o tratamento médico com medicamentos não fornecem mais alívio duradouro.
Exemplos para os quais a cirurgia é indicada:

⦁ Diminuir a largura do osso nasal;
⦁ Alterar a direção da ponta do nariz;
⦁ Melhorar o perfil do nariz;
⦁ Alterar a ponta do nariz;
⦁ Reduzir narinas grandes, largas ou arrebitadas,
⦁ Inserir enxertos para correções da harmonia facial.

 

O que acontece antes da cirurgia?

Durante a consulta, o cirurgião plástico vai solicitar a realização de exames de laboratório para ter conhecimento do estado geral da(o) paciente e recomendar a suspensão de alguns tipos de medicamentos cujo uso possa interferir durante o procedimento cirúrgico ou na recuperação.

 

O que acontece depois da cirurgia?

O pós-cirúrgico da rinoplastia é relativamente simples e dura em média de 10 a 15 dias, variando de pessoa para pessoa. Durante os primeiros 7 dias será necessário permanecer com uma imobilização no nariz. O paciente poderá sentir um pouco de desconforto e os sintomas que podem ser tratados sob orientação médica que desaparecem com a cicatrização.

 

Principais recomendações para obter bons resultados na rinoplastia

Durante o período de recuperação, não se expor ao sol com frequência e nem por períodos prolongados, dormir com a cabeça sempre para cima, não usar óculos de sol, evitar fazer esforços por cerca de 15 dias e seguir corretamente todas as recomendações que forem dadas pelo médico.

 

DICA DE OURO

Lembre-se, consulte um profissional certificado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – SBCP e pelo do Conselho Regional de Medicina – CRM da sua região. Uma cirurgia plástica bem-sucedida depende, prioritariamente, da escolha do cirurgião plástico e também de você seguir todas as orientações e recomendações antes e depois da cirurgia.

Para mais informações, acesse nosso site e as redes sociais.

Cuide-se e viva bem e em harmonia com o tempo!

ENTRE EM CONTATO COM A CLINICA ATHENEE | Clique aqui


Conteúdo revisado por: DR. AMIR EL HAJE
Cirurgião Plástico – CRM/SC 6117 – RQE 2795
Membro do Royal College of Surgeons of England
Membro da International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS)
Membro da International Plastic Reconstructive and Aesthetic Surgery (IPRAS)
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP)
Membro do Colégio Brasileiro de Cirurgiões

 

Fontes:

https://clinicaathenee.com.br/
https://www.facebook.com/clinicaathenee
https://www.instagram.com/clinicaathenee/
https://sbcp-sc.org.br/artigos/qual-e-diferenca-entre-mamoplastia-de-aumento-e-mastopexia
https://www.tuasaude.com/mastopexia

SILVA, Eliana Silva da. RINOPLASTIA QUANDO É INDICADA: conteúdo de texto. Blog – Clínica Athenee, Florianópolis, v. 5, n. 1, p. 1-4, 14 abr. 2022. Mensal. Conteúdo textual.
Pesquisa efetuada em: 13-14 de abril de 2022.
Florianópolis-SC, 14 de abril, 2022.