O que é Rinoplastia?
A rinoplastia, popularmente conhecida como plástica do nariz, é uma cirurgia para a correção de imperfeições estéticas ou funcionais do nariz.
Em muitos casos é feita para correção da estética, principalmente quando o formato, o tamanho ou a proporção do nariz não agradam e comprometem a simetria facial.
O tamanho ou proporção do nariz aparentemente é um pequeno detalhe mas, por estar no rosto, pode fazer uma grande diferença na auto estima de muitas pessoas.
Por isso o procedimento é feito respeitando os desejos da(o) paciente, mas sempre com orientações realistas sobre os resultados.
O que é rinoplastia funcional?
A rinoplastia funcional é feita para melhorar o funcionamento do nariz. É recomendada para pessoas com problemas como o desvio do septo nasal, e nesse caso recebe o nome de rinoseptoplastia.
O que é rinoplastia secundária?
É o procedimento recomendado para pacientes que já foram submetidos a plástica do nariz com o objetivo de corrigir outras imperfeições ou melhorar a aparência da região.
Também existe a rinoplastia pós-traumática ou plástica reconstrutiva, que é realizada em pacientes que sofreram algum tipo de trauma ou deformidade facial que impactou o formato e as funcionalidades do nariz.
Tipos de rinoplastia
Entre os tipos mais comuns de cirurgia do nariz estão:
- Cirurgia redutora: para reduzir o tamanho do nariz;
- Cirurgia de aumento: para aumentar o tamanho do nariz, principalmente em casos de afundamento na região;
- Cirurgia de dorso nasal: para reduzir ou aumentar o tamanho do dorso nasal;
- Cirurgia de columela – que é a região central do nariz que está localizada entre as duas fossas nasais e é formada por pele e cartilagem: a cirurgia é feita para alterar a fenda que divide as narinas.
Em que casos a cirurgia é mais procurada e indicada?
São diversos os motivos pelos quais as pessoas procuram pela cirurgia de nariz, porém, ela é mais indicada nas seguintes situações:
- Quando o tamanho do nariz é desproporcional às demais estruturas faciais;
- O dorso nasal é muito largo ou fino;
- A pessoa não gosta do perfil do seu nariz;
- A ponta do nariz é muito grande, caída ou arrebitada;
- Existe assimetria nasal e desvio;
- A respiração está muito comprometida, causando dificuldade para dormir ou realizar atividades físicas;
- Reparar traumas.
Podem ser feitos mais de um procedimento ao mesmo tempo?
Sim, é possível optar por mais de um procedimento durante a rinoplastia, como a redução das asas nasais e correção da columela.
Quais cuidados devo ter em relação a cirurgia do nariz?
A rinoplastia deve ser realizada por especialista em cirurgia plástica e membro da SBCP – Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, que fará as recomendações pré e pós-operatórias.
Durante o pós-cirurgico a(o) paciente será orientada(o) para:
- Estar ciente que poderão surgir inchaços moderados e contusões no local da cirurgia, mas que desaparecem no decorrer da recuperação que tem um período médio de 20 dias;
- Para que sejam feitas compressas com gelo e máscara fria para amenizar os sintomas;
- Não retirar a tala ou embalagem das narinas, sem a orientação médica;
- Evitar atividades físicas e exposição ao sol durante o período de recuperação;
- Não passar cremes, pomadas e outros produtos no local da cirurgia, que não tenham sido indicados pelo médico.
Outras recomendações para a rinoplastia:
– Desvio de septo ou seja o deslocamento lateral da parede entre as narinas que pode prejudicial à saúde da(o) paciente, pois causam sintomas como a sinusite, perda de qualidade do sono, diminuição do olfato e do paladar, além de influenciar qualidade da respiração.
– A rinoplastia também pode tratar a hipertrofia dos cornetos, ou seja, o crescimento desproporcional dos tecidos localizados ao lado do septo (carnes esponjosas). Nesse caso o procedimento é recomendado porque a(o) paciente pode estar comprometendo a qualidade de respiração com obstrução na passagem de ar.
A partir de que idade a pessoa pode submeter-se ao procedimento?
A rinoplastia pode ser indicada para pacientes acima de 17 anos.
Após a cirurgia vou sentir dor?
O normal é que a(o) paciente sinta pouca ou nenhuma dor. Mas se esse for o caso poderá ser tratado com uso de analgésicos habituais recomendados pelo cirurgião plástico.
Vou ficar com cicatrizes?
As cicatrizes da rinoplastia são praticamente imperceptíveis. As incisões são pequenas e em locais de pouca exposição. Caso haja algum problema de cicatrização, existem tratamentos eficazes que serão recomendados pelo seu cirurgião plástico.
Devo usar sempre o protetor solar?
Após a rinoplastia é recomendado o uso rigoroso de protetor solar para evitar o aparecimento de manchas no local da cirurgia.
O nariz pode sangrar após a cirurgia?
Sim, poderá haver sangramento através do nariz, principalmente nos primeiros dois dias posteriores à cirurgia, principalmente se esta for associada à correção do septo nasal. No caso, consulte seu cirurgião plástico sobre como proceder.
Em que posição devo dormir após a cirurgia?
Durante os primeiras cinco a sete dias, após a cirurgia e sempre que for dormir, recomenda-se que a(o) paciente mantenha a cabeça elevada, com a ajuda de travesseiros. Nesse período também não se deve dormir de lado ou de bruços, evitando que o nariz entre em choque contra o travesseiro, o que pode causar dor e inflamação.
Outros cuidados importantes
Deve-se também evitar abaixar a cabeça de maneira brusca, não assoar o nariz e só voltar a usar óculos após a liberação médica.
Qual o período para observar os resultados da rinoplastia?
De acordo com cada paciente, após 30 dias já deverá ser observado pelo menos 90% dos resultados e entre seis meses e um ano o resultado final deverá estar completo.
Lembre-se, para que você se submeta a um procedimento seguro e de qualidade e alcance os resultados desejados, é imprescindível que consulte um cirurgião plástico membro da SBCP – Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
Mantenha-se sempre bem informada(o) e em Harmonia com o Tempo!
Conteúdo revisado por:
- AMIR EL HAJE
Cirurgião Plástico – CRM/SC 6117 – RQE 2795
Membro do Royal College of Surgeons of England
Membro da International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS)
Membro da International Plastic Reconstructive and Aesthetic Surgery (IPRAS)
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica
Membro do Colegio Brasileiro de Cirurgiões
Referências/ disponíveis em:
<https://sbcp-sc.org.br/cirurgias-e-procedimentos/face/rinoplastia/>
<https://sbcp-sc.org.br/artigos/como-e-a-recuperacao-da-rinoplastia/>
<https://www.minhavida.com.br/beleza/tudo-sobre/16767-rinoplastia>
<https://www.tuasaude.com/turbinectomia/>
Foto: Google
Pesquisa efetuada de 14 a 17 de junho de 2021.