Tendências em cirurgias plásticas para 2020 no Brasil

por | abr 20, 2020 | Cirurgia Plástica | 0 Comentários

Rate this post

Beleza, correções estéticas, questões de saúde relacionadas à aparência. As tendências em cirurgias plásticas para 2020 refletem os principais procedimentos realizados no país. O Brasil é hoje o segundo no ranking mundial desse tipo de intervenção, atrás apenas dos Estados Unidos.

Segundo o censo bianual da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) publicado em agosto de 2019, só em 2018 foram realizados mais de 1,7 milhão procedimentos de cirurgia, 60% deles com fins estéticos.

Segundo o estudo, em apenas quatro anos (de 2016 a 2019) houve um aumento de 25,2% no número de cirurgias plásticas realizadas no Brasil.

As tendências em cirurgias plásticas mostram uma boa diversidade de procedimentos, capitaneados pelos avanços tecnológicos que os tornam cada vez mais seguros, confortáveis, eficientes e também com aspecto cada vez mais natural, melhorando a qualidade de vida do paciente.

Para isso, no entanto, é imprescindível fazer uma cirurgia apenas com profissional de confiança, devidamente registrado na Sociedade Brasileira de cirurgia plástica (SBCP) e consolidado no mercado.

Tendências em cirurgias plásticas: Ninfoplastia ou cirurgia íntima

A ninfoplastia é outra das tendências em cirurgias plásticas que mais crescem no país – que, por sinal, é campeão em cirurgias íntimas.

De acordo com levantamento da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (Isaps), em 2017 a ninfoplastia foi feita por 138 mil mulheres em todo o mundo. No entanto, é o Brasil o campeão na categoria: entre 2015 e 2017 o número de cirurgias íntimas passou de 12.800 para 28.300 no país.

Esse tipo de cirurgia plástica é recomendado para mulheres que não estão satisfeitas com sua aparência íntima. Ela consiste na readequação no excesso de tamanho dos pequenos ou dos grandes lábios ou ainda do monte de vênus, cujos volumes podem tornar desconfortável o uso de biquínis ou calças justas.

Essa insatisfação, que pode interferir na autoestima e nos relacionamentos afetivos e sexuais, pode ser facilmente solucionada através da cirurgia plástica. Em todos os casos o procedimento é bastante simples e rápido, com anestesia local e alta logo após a cirurgia.

Mamoplastia de aumento

Campeão entre as tendências em cirurgias plásticas, a mamoplastia de aumento, é um procedimento cirúrgico seguro e eficiente de colocação de próteses de silicone para aumento das mamas.

Essa cirurgia plástica visa melhorar o contorno dos seios criando uma harmonia ideal entre o volume das mamas e o tamanho do tórax. A mamoplastia de aumento também é bastante utilizada para restaurar o tamanho e o formato original dos seios após a gestação, perda de peso ou em caso de remoção das mamas por causa de tumor.

Rinoplastia

Uma das principais tendências em cirurgias plásticas para este ano é a rinoplastia.

Segundo o cirurgião plástico Dr. Paolo Rubez, membro titular da  SBCP e especialista em Cirurgia de Enxaqueca pela Case Western University, esse tipo de procedimento visa remodelar o nariz de forma a melhorar a estética do rosto em relação aos demais traços.

No entanto, a rinoplastia pode também ser funcional, corrigindo o desvio de septo e facilitando a respiração. Dessa forma há uma influência direta na qualidade de vida do paciente, melhorando a saúde com um resultado bastante natural e harmônico.

Blefaroplastia

Essa cirurgia plástica estética é feita nas pálpebras superiores e/ou inferiores. A queda acentuada das pálpebras superiores, por feitio ou flacidez pode impedir que os olhos se abram normalmente, chegando a dificultar a visão e o bem-estar.

Por outro lado, nas pálpebras inferiores a blefaroplastia também pode remover o excesso de pele assim como a gordura acumulada que cria bolsas debaixo dos olhos.

Em ambos os casos ou sendo meramente estética, a blefaroplastia deixa o olhar mais jovem e alerta, ajudando a rejuvenescer o conjunto da face.

Abdominoplastia

Esse tipo de cirurgia visa remover o excesso de pele flácida da região abdominal ao mesmo tempo em que recupera a firmeza da musculatura local.

Esse excesso pode ser decorrente de um emagrecimento rápido, como nos casos de cirurgia bariátrica, repetidas cesarianas ou outros tipos de cirurgias abdominais que enfraquecem os músculos da região e reduzem a elasticidade da pele.

A abdominoplastia deixa o abdome rejuvenescido, mais plano e tonificado, de uma forma que geralmente não é possível alcançar apenas com dieta saudável e a prática regular de exercícios físicos.

Assim, a melhora na aparência é bastante significativa, muitas vezes atuando como um complemento de outras ações de emagrecimento.

Otoplastia

Essa cirurgia plástica é uma das que mais tem crescido no país nos últimos anos e visa corrigir a orelha de abano. Geralmente encontrada em vários membros de uma mesma família, pode trazer problemas psicológicos na idade escolar, influenciando na qualidade de vida da criança.

Por isso, a melhor idade para fazer essa cirurgia plástica é entre 6 e 7 anos, na idade pré-escolar. Nesse período a orelha já está totalmente formada e praticamente do mesmo tamanho de um adulto.

A otoplastia é rápida, cerca de 30 minutos de cada lado, e a pessoa já sai com 80% do resultado da cirurgia, sendo que o total almejado é alcançado em torno de 12 semanas. Essa tendência em cirurgia plástica também é bastante indicada para adultos.

Ritidoplastia frontal

Uma das tendências em cirurgia plástica é a ritidoplastia frontal, indicada para pessoas com testa curta, rugas profundas e horizontais na testa, sobrancelhas caídas ou muito baixas, rugas por excesso de movimentação da musculatura da testa e aparência triste ou cansada.

A ritidoplastia frontal é indicada para homens e mulheres, sendo comumente associada à lipoaspiração da papada. Dessa forma essa cirurgia plástica deixa o rosto com contornos mais definidos, expressão mais leve e resultado geral de rejuvenescimento significativo.

Lipoaspiração

A lipoaspiração se mantém firme como uma das grandes tendências em cirurgias plásticas para 2020. São cerca de 250 mil por ano no Brasil, segundo a SBCP.

A lipoaspiração é aceita em todo o mundo como o procedimento ideal para a remoção de gordura localizada resistente à ação de dietas de emagrecimento e à prática regular de exercícios físicos.

Esse tipo de cirurgia plástica promove uma melhor harmonização do corpo, restaurando a forma original de determinadas regiões do corpo modificadas pelo acúmulo de gordura.

Como uma espécie de “dieta localizada”, atualmente os pacientes podem contar com o reforço de um moderno equipamento com tecnologia belga: o Lipomatic.

O aparelho permite uma vibrolipoaspiração com maior grau de eficiência e segurança, tornando o procedimento até 1/3 mais rápido e possibilitando uma retração simétrica do local.

Além dos demais procedimentos, você encontra a vibrolipoaspiração com Lipomatic na Clínica Athenee. Entre em contato conosco e venha conversar com nossos especialistas!