Rate this post

Já faz muito tempo que os homens superaram os tabus e estão cada vez mais a procura de procedimentos para melhorar a aparência e a autoestima.

Para quem ainda pensa que a preocupação com a autoimagem era mais relacionada ao universo feminino, aqui vão algumas informações que ajudam a identificar porque a vaidade masculina voltou a estar em alta:

 

1. Aumento da procura por cirurgias plásticas

Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), nos últimos anos, a busca dos homens por procedimentos cirúrgicos quadruplicou no Brasil. 

De acordo com o mesmo  levantamento realizado pela SBCP, os procedimentos estéticos mais procurados entre os homens varia de acordo com a idade, mas passou a ser uma constante na agenda masculina.

 

2. Quais as cirurgias mais procuradas?

Varia de acordo com a idade, na infância até a juventude, a mais procurada é a  otoplastia (correção das orelhas em abano), seja por motivos estéticos ou por sofrerem com piadas de colegas na escola e no convívio social.

Já na idade adulta, entre os 20 a 30 anos, a procura mais frequente é pela  ginecomastia, que é a cirurgia para correção do aumento do volume das mamas masculinas. Na mesma faixa etária, a procura também é expressiva pela rinoplastia ou plástica no nariz.

 Dos 30 aos 40 anos, o interesse passa a ser mais pela lipoaspiração – cirurgia para melhorar ou corrigir os contornos corporais. A partir dessa faixa etária, ou seja, acima dos 40 anos, a blefaroplastia ou cirurgia nas pálpebras passa a ser mais requisitada, assim como a ritidoplastia ou lifting facial que é o tratamento cirúrgico para amenizar as rugas do rosto.

 

3. Os homens perderam o medo do bisturi?

Atualmente, os homens passaram a recorrer mais a internet para saber sobre quais procedimentos são recomendados para melhorar aparência, assim como para buscar informações sobre os melhores cirurgiões plásticos.

Nesse ponto, a informação é uma das muitas contribuições das mídias sociais que tem ajudado a desfazer várias dúvidas que antes precisavam ser esclarecidas apenas pessoalmente. No ambiente da web, os homens podem fazer isso sem nenhum constrangimento ou autocensura, o que está contribuindo para perderem parte do receio de submeterem-se a cirurgia plástica.

 

4. Resultados perceptíveis

Os procedimentos cirúrgicos para corrigir aqueles chamados “pneuzinhos” no abdômen ou aquelas bolsas abaixo dos olhos, com resultados mais perceptíveis em curto prazo, podem ser uma alternativa para substituir meses de malhação nas academias ou o uso de cremes e outros meios para disfarçar imperfeições.

Sempre lembrando que, sejam quais forem os motivos, cabe também a recomendação: antes de submeter-se a qualquer tipo de procedimento cirúrgico procure sempre por profissionais qualificados acessando  o site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – SBCP http://www2.cirurgiaplastica.org.br/ e o Conselho Regional de Medicina da sua região. Procure também, informações com pessoas da sua confiança que conheçam o profissional escolhido. Após, marque sua consulta para retirar todas as dúvidas. 

Essa orientação serve para todos, porque afinal o seu corpo e a sua saúde são os seus maiores patrimônios. 

Fique bem e em Harmonia com o Tempo!


Conteúdo revisado por:

  1. AMIR EL HAJE

Cirurgião Plástico – CRM/SC 6117 – RQE 2795

Membro do Royal College of Surgeons of England
Membro da International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS)
Membro da International Plastic Reconstructive and Aesthetic Surgery (IPRAS)
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica
Membro do Colégio Brasileiro de Cirurgiões


Fontes disponíveis em:

<https://portal.unisepe.com.br/unifia/wp-content/uploads/sites/10001/2019/11/O-CRESCIMENTO-DA-VAIDADE-MASCULINA-E-A-PROCURA-POR-ARTIF%C3%8DCIOS-EMBELEZADORES.pdf>

<https://www.procorpoestetica.com.br/blog/vaidade-masculina-em-alta-2>

<http://www2.cirurgiaplastica.org.br/2017/04/03/homens-superam-tabu-e-procuram-mais-cirurgias-plasticas/>

<http://www2.cirurgiaplastica.org.br/2017/01/09/quais-as-cirurgias-plasticas-mais-realizadas-em-homens/>

<http://www2.cirurgiaplastica.org.br/2014/06/19/homens-buscam-mais-cirurgias-plasticas/>

<http://www2.cirurgiaplastica.org.br/2017/04/28/lipoaspiracao-cai-no-gosto-dos-homens-e-pode-ajudar-a-definir-o-abdomen/>

<https://clinicaathenee.com.br/>

Pesquisa efetuada em 23-25 de agosto de 2021.