Lipoaspiração e abdominoplastia, qual a diferença?

por | jun 20, 2022 | Abdominoplastia, Cirurgia ideal, Dicas, Lipoabdominoplastia | 0 Comentários

Algumas pessoas confundem ou tem dúvidas sobre os termos lipoaspiração e abdominoplastia. Por isso, vamos fornecer aqui algumas informações para você ficar segura(o) na hora de decidir pela cirurgia plástica que melhor atenda suas expectativas.

 

Lipoaspiração o que é?

A lipoaspiração é o procedimento em cirurgia plástica indicado para eliminar a gordura localizada, que pode ser encontrada em diferentes partes do corpo, tais como: barriga, flancos, costas, coxas e braços.
A lipoaspiração pode ser associada à lipoescultura, que é a retirada de gordura localizada de um local e colocada em outro, visando proporcionar harmonia corporal.

 

Como é feita a lipoaspiração?

A remoção da gordura localizada é feita por cânulas de sucção inseridas por pequenas incisões até o tecido adiposo composto por células que armazenam muita gordura. Ao chegar nesse local, um sistema de vácuo aspira a gordura. É um procedimento seguro desde que feito por um cirurgião plástico experiente, qualificado e membro da SBCP – Sociedade Brasileira de cirurgia plástica.
O cirurgião plástico é o profissional indicado para esclarecer todas as suas dúvidas e fornecer as orientações necessárias no pré e no pós-cirúrgico.

 

Quais os cuidados no pós-cirúrgico da lipoaspiração?

A lipoaspiração é um procedimento complexo e demanda, além da habilidade do cirurgião plástico durante o procedimento, cuidados redobrados da(o) paciente no pós-cirúrgico. Por isso é muito importante seguir todas as recomendações, principalmente em relação ao repouso que deve durar de uma a duas semanas.

 

E as cicatrizes?

As cicatrizes são pequenas e discretas, ficando quase imperceptíveis após a recuperação.

 

O que é abdominoplastia e quando é indicada?

A abdominoplastia é a técnica que tem o objetivo de corrigir a parede abdominal para restaurar a musculatura e melhorar o contorno da região. É indicada quando há o acúmulo de pele e flacidez na barriga como no caso de mulheres que passaram por múltiplas gestações ou pessoas que perderam muito peso em um curto espaço de tempo.
É importante esclarecer que a abdominoplastia não é uma técnica de emagrecimento, mas sim uma forma de contribuir na remodelação corporal eliminando o excesso de pele na região do abdômen.

 

Como é feita abdominoplastia e quanto tempo dura o pós-operatório?

Na abdominoplastia, é feita uma incisão na parte inferior do abdômen e, dependendo de cada caso, pode ser feita também uma incisão na vertical. No pós-operatório, a(o) paciente deverá permanecer em repouso relativo por duas semanas. É recomendado também o uso de cinta cirúrgica, por pelo menos 2 meses, com o objetivo de contribuir para melhorar o fluxo sanguíneo e com isso acelerar a recuperação.

 

Qual a diferença entre lipoaspiração e abdominoplastia e quando uma ou outra é indicada?

A diferença consiste no fato de que, assim como a lipoaspiração não é recomendada para eliminar a flacidez a abdominoplastia não é eficaz para a retirada de gordura.
A lipoaspiração é indicada quando a(o) paciente está na sua forma física ideal, mas concentra gordura localizada em diferentes locais, como culotes, coxas, glúteos, braços ou abdômen.
Já a abdominoplastia é recomendada, na maioria dos casos, após múltiplas gestações ou perda de peso para eliminar o excesso de pele e a flacidez presentes na região abdominal.

 

Os dois procedimentos podem ser associados?

Sim. A associação dos dois procedimentos chama-se lipoabdominoplastia, para o caso de quem deseja corrigir tanto a gordura localizada como a flacidez e conseguir contorno corporal mais definido.

DICA DE OURO: a lipoaspiração e abdominoplastia, assim como os demais procedimentos em cirurgia plástica, demandam a qualificação e a habilidade de um cirurgião plástico credenciado ao CRM – Conselho Regional de Medicina e membro da SBCP – Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Portanto não deixe de consultar esses órgãos para escolher o profissional e antes de decidir fazer a cirurgia.

Mas informações acesse nosso site e as redes sociais.

Cuide-se e viva bem e em harmonia com o tempo!

Cirurgia plástica | Clinica Athenee | Agende sua consulta


Conteúdo revisado por:
DR. AMIR EL HAJE
Cirurgião Plástico – CRM/SC 6117 – RQE 2795
Membro do Royal College of Surgeons of England
Membro da International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS)
Membro da International Plastic Reconstructive and Aesthetic Surgery (IPRAS)
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP)
Membro do Colégio Brasileiro de Cirurgiões


Referências disponíveis em:

http://www2.cirurgiaplastica.org.br/
https://clinicaathenee.com.br/
https://www.facebook.com/clinicaathenee
https://www.instagram.com/clinicaathenee/
https://sbcp-sc.org.br
https://www.minhavida.com.br/materias/materia-19206
https://clinicasaute.com.br/novidades/lipoaspiracao-x-abdominoplastia-qual-diferenca
SILVA, Eliana Silva da. LIPOASPIRAÇÃO X ABDOMINOPLASTIA: QUAL A DIFERENÇA?. Conteúdo de texto, mensal, Blog, Clínica Athenee, Florianópolis, v. 1, n. 7, p. 1-4, 13 mai. 2022. Mensal. Conteúdo textual.
Pesquisa efetuada em: 10-13 de maio de 2022. Florianópolis/SC 13 de maio de 2022.